Formação do preço de venda
Por: Kristen • 29/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 414 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Formação de preço pelo método de mark-up
Este é o método mais comum na prática empresarial, e por sua simplicidade é o mais utilizado em empresas de pequeno e médio porte. O Mark-up é uma taxa aplicada sobre o custo do produto ou serviço para determinar o preço de venda, ou seja, soma-se sobre ao valor base uma margem de lucro para que se obtenha o preço de venda.
Este método utiliza-se de percentuais de despesas como o custo total, despesas operacionais, custos de despesas variáveis, custo financeiro, entre outros, objetivando determinar o preço de venda de modo que não se busque uma rentabilidade exagerada em tempos de alta demanda e nem haja transferência de custos em fase ociosa para o preço.
Há dois tipos de mark-up que podem ser utilizados:
Mark-Up multiplicador
Este é o mais utilizado e é determinado pela seguinte equação:
[pic 1]
[pic 2]
Mark-up divisor
[pic 3]
[pic 4]
Quando se utiliza o custo total como base o preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, impostos, despesas e no final gerar lucro para manter a empresa ativa. No caso de usar como base os custos de despesas variáveis a taxa de mark-up deve cobrir também os custos de despesas fixas e custos financeiros.
Para que a empresa obtenha um percentual de lucro sobre os custos e despesas totais, o preço de venda bruto pode ser calculado com a seguinte equação:
[pic 5][pic 6]
Formação de preço com base no mercado
Com o mundo globalizado, a concorrência é cada vez mais competitiva e a exigência dos clientes cada vez maior. Os produtos e serviços que são oferecidos no mercado estão cada vez mais parecidos em questão da qualidade, portanto, o diferencial precisa está no preço para que a empresa consiga vende-lo e obter lucro. É importante ressaltar que para reduzir preços é preciso redução de custos e despesas, mas sem comprometer a qualidade do produto.
Para se formar o preço de venda com base no mercado, há alguns métodos que podem ser utilizados:
- Preço Corrente: adotado para os casos de produtos vendidos com preços parecidos por toda a concorrência.
- Preço do Concorrente: determina-se o preço com base em produto do concorrente com características semelhantes.
- Preços Agressivos: redução drástica dos preços para afetar a concorrência.
- Preços Promocionais: geralmente aplicado por grandes lojas em alguns produtos afim de atrair a atenção dos clientes para os demais produtos existentes.
...