Fundamentação Teorioca
Por: mcamarinha • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 231 Visualizações
Fundamentação Teórica
O presente trabalho tem por fim compreender o sentido teórico e a aplicação prática da Administração do Relacionamento com o Cliente – ARC, vivenciando na pratica do dia a dia na empresa FNAC, tendo ciência que o trabalho será feito em consonância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.
Serão abordados os seguintes temas no decorrer deste trabalho:
- Tipos de Clientes;
- Segmentação de Clientes;
- Fidelização de Clientes;
- Segmento de Mercado;
- Perfis de Segmento;
- Estratégia de Abordagem;
- Escolha de Ofertas;
- Análise;
- Revisões de Repetição;
- Segmentação de Mercados de Consumo;
- Segmentação de Mercados Organizacionais;
- Vantagens da Segmentação;
- Etapas do Processo de Segmentação;
- Instrumentos Para Ouvir os Clientes;
- Bases de Pesquisa;
- Pesquisa de Marketing;
- Compra Racional;
- Compra por Impulso;
- Dissonância Cognitiva;
- Dissonância do Consumo;
Todos os tópicos acima serão mencionados no decorrer deste trabalho com o intuído expor os pontos fortes e fracos da Fnac, com isso iremos conseguir compreender o dia a dia da empresa, podendo demonstrar na teoria alguns pontos a serem melhorados.
Para melhor entendermos a empresa iremos analisar a empresa desdê sua fundação até os dias de hoje.
1. Perfil da Organização
A Fnac é o primeiro distribuidor europeu de produtos culturais e de lazer, exemplo único da aliança entre comércio e cultura, ambicionando oferecer aos seus clientes a mais vasta seleção em literatura, música e em novas tecnologias. Tanto na loja virtual, como nas lojas físicas, a Fnac propõe ainda que o cliente descubra o que existe de mais inovador e se reencontre com a cultura.
1954.
Dois empreendedores, André Essel e Max Théret fundaram uma cooperativa de compradores chamada Féderation Nationale d Achat des Cadres, com isso os sócios conseguem acordos com o comércio especializado, conseguindo preços de 10 a 20% inferiores aos preços de mercado.
Mais de 50 lojas aderem à Fnac, porem os sócios reclamam uma loja de fotografia. Devido ao seu interesse, os dois fundadores dedicam uma parte da sua loja a material fotográfico e de cinema e a transformam em Clube Foto-Cine. As encomendas dos sócios, devidamente sinalizadas, beneficiam com descontos de 15%. O elo de ligação dos associados com a Fnac é uma revista de informação criada por Essel e Théret denominada “Contact”.
1957.
Foi inaugurada a primeira loja Fnac no número 6 do Boulevard Sebastopol, em Paris, com venda de produtos de fotografia e som.
1961.
Foi criado o Departamento Discográfico.
1964.
A Fnac comemora seu decimo aniversario com um volume de negócios de 50 milhões de francos, 95 funcionários e conta com mais de 100 mil associados e com a criação do departamento de eletrodomésticos e da Fnac Marine.
1972.
Ano da primeira loja fora de Paris: Lyon, e a criação do laboratório de ensaios da Fnac, que testa e seleciona o material para venda.
1974.
Aconteceu a abertura da terceira loja parisiense: a Fnac Montparnasse na Rua de Rennes e quando começa o primeiro departamento de livros na Fnac.
1975.
Foi o lançamento da Fnac Auto-Rádio, a filial do Grupo Fnac que vende e instala auto-rádios, alarmes e telefones para automóvel e junto à criação do departamento de Vídeo.
1978.
Foi o lançamento da Fnac Service, filial do Grupo Fnac encarregada da exploração de pequenas lojas de serviços fotográficos.
1979.
Aniversario de 25 anos da empresa junto com a inauguração de uma loja no coração do Fórum des Halles: a Fnac Fórum, que substitui a de Châtelet (boulevard de Sebastopol).
1980.
A Fnac se capitalizou para dar entrada na bolsa, com 2.000 funcionários e a criação do departamento de informática.
1981.
Abertura da primeira loja Fnac no estrangeiro, Bruxelas (Bélgica), o lançamento da Fnac Voyages e a saída de Max Théret, co-fundador da Fnac.
1985.
A Fnac emprega mais de 3.000 mil. Através da GMF, a Fnac cria uma estrutura de importação de discos e vídeos, Audio vídeo international (AVI), o nome desta nova sociedade é Fnac Import Service em 1990, que passará a ser filial da Fnac em 1994.
...