Fundamentos da gestão financeira
Artigo: Fundamentos da gestão financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pontessoares • 12/9/2014 • Artigo • 364 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Etapa 1
A administração Financeira é uma ciência que objetiva, basicamente, determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital. Nesse contexto, é necessário levar em conta a problemática da escassez de recursos e a realidade operacional e prática das organizações. Entretanto, não basta apenas captar e alocar capital, é necessário administrar os recursos para gerar resultados financeiros e econômicos, o que garante a continuidade da empresa e cria valor aos seus acionistas.
Os fundamentos da Administração Financeira são balizadores para o sucesso empresaria. As empresas que buscam sua formação econômica em mercados voláteis e elevada concorrência, com certeza terão de se adaptarem aos modernos conceitos de controladoria e administração, segmentos importantes para o sucesso de qualquer empresa no mundo atual. A Análise financeira fornece os meios de tomar decisões de investimentos flexíveis e corretas no momento apropriado e mais vantajoso.
Segundo Pereira apud Cruz (1998), por ser o orçamento um planejamento e controle a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando assim um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma pequena empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc. Enfim, o orçamento formaliza, em termos quantitativos, os planos e os objetivos a serem alcançados á curto prazo pela empresa, os quais serão posteriormente comparados com os resultados efetivamente alcançados, permitindo a identificação de desvios e a tomada de medidas corretivas para que os resultados esperados sejam alcançados.
Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (á longo prazo) ou operacionais (á curto prazo). Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamento operacionais á curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, utilizam-se de uma série de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Os planejamentos operacionais são ações planejadas para um período curto, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros. Segundo Hoji (2001), para o desenvolvimento do planejamento financeiro que consiste em planejar as receitas e despesas financeiras, existe a
...