TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  11/6/2019  •  Dissertação  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: I

Aluno: Melina Muzzin Grigolon

Turma: Analia Pinto

Tarefa: Tarefa Individual

Características do projeto 

As organizações cada vez mais estão em busca de uma gestão adequada e otimizada de projetos, tendo em vista as constantes mudanças no cenário corporativo. As empresas que obtêm com sucesso esse gerenciamento se destacam no mercado e criam uma grande vantagem competitiva.

O conceito de projetos é muito antigo. Podemos citar algumas obras de antigas civilizações, como a construção das pirâmides no Egito ou o Coliseu na Itália onde foram usadas diversas habilidades e conhecimento para alcançar um resultado previamente definido. O autor Veloso cita que durante a história vários fatores contribuíram para aumentar o conhecimento em gestão de projetos, tais como as guerras e revoluções industriais. Um grande influenciador que contribuiu para o avanço nessa área foi Henry Grantt (1861-1919) que no século XX desenvolveu um diagrama capaz de ilustrar o avanço das etapas de um projeto, traçando as sequências e durações das tarefas (BERNARDO, 2013). Esse diagrama compõe os softawares de gerenciamento de projetos e é amplamente usado até hoje.

Podemos definir um projeto como uma “ideia, desejo, intenção de fazer ou realizar (algo), no futuro; plano” (HOUAISS, 2009). A gestão de projetos é então uma área da administração onde unimos as habilidades, juntamente com os conhecimentos e as técnicas para elaborar uma sequência de atividades que tem por objetivo comum alcançar um resultado pré-determinado. Para isso são envolvidos no processo custo e qualidade e mobilização de recursos ténicos e humanos (PMBOK, 2013). São algumas características de projetos: metas definidas, início e fim determinados, são únicos, possuem entregas conforme requisitos, possuem premissas, restrições, partes interessadas e patrocinador.

Uma gestão eficiente de projetos envolve monitorar atividades internas e estruturá-las de modo que todas as ações sejam realizadas no tempo determinado para atingir os objetivos estabelecidos. Nas informações apresentadas sobre as empresas CCC e DT Produções, encontramos algumas características inerentes que estão presentes nos projetos. Segundo o Guia PMBOK® (2013, p.3) “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Podemos então destacar a temporaralidade, singularidade e progressividade.

O projeto em questão, o show na cidade de Porto Alegre, é temporário porque tratando-se de um evento possui início e fim definidos. Além disso, podemos dizer que esse evento terá um resultado único, tornando-o singular. O desenvolvimento de um evento é realizado através de etapas que podem ser readequadas quando necessário, passando pelo Desenho, Preparação e Mobilização, o Evento em si e a Desmobilização do projeto. Segundo Veloso (2001, p.39), para resultados positivos na realização de um evento é necessário seguir o roteiro das etapas pré-estabelecidas e as metas propostas. Por isso se faz necessário eventos serem conduzidos como um projeto.

Um evento é um projeto gerenciável cujo o objetivo é atender as expectativas do cliente e envolvidos, cumprindo os requisitos através de processos. A análise a seguir mostrará as características e processos envolvidos nesse evento, com foco na gestão desse evento.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Um evento é “Muito mais que um acontecimento de sucesso [...], o evento é a soma de esforços e ações planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos junto ao seu público-alvo”, segundo Britto e Fontes (2002, p. 20). Podemos assim dizer que um evento é uma soma de ações com o objetivo de entregar um resultado esperado, por isso também o classificamos como um projeto. Quando vamos em busca de outras definições, nos deparamos com a de Marlene Matias que diz que “Evento é componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação” (MATIAS, 2001:2). Complementando essa ideia é correto afirmar que dentro desse evento é preciso seguir todas as fases do ciclo de vida de um projeto, englobando todos os processos de gerenciamento para que o mesmo seja desenvolvido e entregue como o planejado, atendendo as expectativas do sponsor, através do engajamento e integração dos stakeholders.

Segundo a breve descrição da tarefa, a CCC é uma empresa consolidada no ramo varejista no Brasil. Como uma estratégia de marketing e branding, ela contrata uma empresa especialista, a DT Produções, para planejar e executar um show na cidade de Porto Alegre trazendo as principais bandas de rock dos anos 80. Sob a ótica de gestão de projetos, a CCC passa a ser patrocinadora e a DT Produções a realizadora desse projeto, definindo o fluxo dos processos, bem como as ferramentas e recursos necessários para a entrega desse evento com sucesso. Como a patrocinadora desse projeto não possui a expertise na área e/ou não tem um escritório de projetos para focar na realização desse evento, ela contrata uma agência com foco em realização de eventos.

Para que o evento aconteça é preciso uma gestão do projeto por meios de processos. Então podemos concluir que:

Existe um consenso geral de que a implementação do gerenciamento de projetos por meio da utilização de processos potencializa as chances de êxito, pois, além de emprestar racionalidade ao sistema, possibilita agrupar o conjunto de entradas, saídas, ferramentas e técnicas utilizadas durante o ciclo de vida do empreendimento, de acordo com a especificidade e o objetivo das ações de gerenciamento a serem desenvolvidas. (VALLE, 2014, p.37)

Para o êxito do projeto, a contratada deve seguir as fases dos projetos e os possíveis processo de gerenciamento do evento proposto. Segue uma tabela com o resumo das áreas de conhecimento e os grupos de processo do PMBOK® 5ª edição:[pic 3]

Fonte: Elaborada pelo autor com base no PMBOK 5ª edição

Tendo como base a tabela acima e os 47 processos descritos, alguns aspectos foram analisados e resumidos abaixo:

FASES DO PROJETO

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO

APLICAÇÃO NO EVENTO

Iniciação

- Desenvolver termo de abertura do projeto

- Identificar as partes interessadas

A CCC com o foco de realizar um evento, contrata a empresa DT Produções passando a ser patrocinadora do projeto a ser realizado. Um documento formal deve ser feito autorizando o início do projeto, gerenciado pela contratada. Esse documento estabelece uma parceria entre as empresas, destacando os requisitos e expectativas das partes interessadas.

Preparação e Mobilização

- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

- Definir o escopo

- Coletar os requisitos

- Criar a EAP

- Planejar o gerenciamento do cronograma

- Definir as atividades

- Sequenciar as atividades

- Estimar os custos

- Estimar os recursos

- Desenvolver o cronograma

- Determinar o orçamento

- Identificar os riscos

- Planejar o gerenciamento das partes interessadas

- Planejar o gerenciamento das aquisições

No processo de planejamento do evento é onde serão definidas todas as etapas e baseline para a realização do projeto. O plano de gerenciamento é feito e será a base de todas as informações de como o projeto será planejado, executado, monitorado, controlado e assim encerrado. É nessa etapa que será feito o escopo do show, análise dos recursos e orçamento, as atividades como definição de data e local, contratações de staff, divulgação, alimentação, etc. Também as ações são sequenciadas e devem cumprir um cronograma, pois se há atraso no cronograma o evento não acontece. Esse é um ponto crítico, pois a data de um evento dificilmente pode ser alterada. A identificação dos riscos é parte fundamental. Toda a etapa de planejamento faz parte do que chamamos de pré evento.

Execução

- Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

- Mobilizar a equipe do projeto

- Gerrenciar a equipe do projeto

- Conduzir as aquisições

- Gerenciar o envolvimento das partes interessadas

Nessa etapa do projeto é onde o evento ocorre e as atividades planejadas serão executadas ou entregues. É nessa fase, chamada de trans evento, que acontece a montagem e a operacionalização das atividades.

Desmobilização

- Encerrar o projeto ou fase

- Encerrar as aquisições

Em um evento o encerramento não se dá apenas ao final, nesse caso ao terminar o show, e sim é onde esse processo se inicia. É necessário concluir as desmontagem, devoluções, todos os pagamentos e recebimentos e fazer uma análise dos resultados positivos e negativos. Como empresa contratada, a DT Produções deve apresentar um relatório de feedback ao patrocinador. Chamamos essa etapa de pós evento.

Fonte: PMBOK® 5ª edição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (552.1 Kb)   docx (882.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com