Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Por: barbaralamaral • 15/10/2024 • Trabalho acadêmico • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 25 Visualizações
[pic 1]
MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL
[pic 2]
Elaborado por: Bárbara Luiza Silva Amaral
Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Turma: 1
Business case
E-commerce Artesanato online – Arte na rede
O comércio eletrônico teve um crescimento significativo durante a pandemia e continua sendo uma tendência forte. Muitos artesãos sofreram economicamente durante essa fase em que fomos afetados mundialmente.
A E-commerce Artesanato online – Arte na rede oferece a eles uma nova maneira de alcançar consumidores e expandir os seus negócios.
Tal estratégia, auxiliará na melhoria dos processos para os artesãos, já que a plataforma permitirá acessem mercados que antes não eram alcançáveis, ampliando significativamente sua base de clientes, além da automatização de processos de vendas, como pagamento, envio e atendimento ao cliente, permitindo que foquem em sua linha de produção.
Com toda essa expansão, consequentemente trará aumento de receita, maior visibilidade e acessibilidade a novos mercados resultando em um aumento significativo nas vendas. E a forma da plataforma monetizar, será através de comissões sobre vendas e taxas de inscrição.
A plataforma será intuitiva, fácil de usar com soluções de envio e logística integradas, facilitando o processo de entrega para os artesãos.
O diferencial do projeto será a variedade e qualidade dos produtos. Os clientes da plataforma terão acesso a uma vasta gama de produtos artesanais únicos e de alta qualidade que não são facilmente encontrados em lojas convencionais. Além de aproximar uma conexão com os artesãos, trazendo a possibilidade de conhecer a história por trás dos produtos, criando uma conexão emocional entre o cliente e o artesão.
DURAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Planejamento - 1 mês
- Reunião com stakeholders para definir objetivos e requisitos;
- Análise de mercado e concorrência;
- Definição de funcionalidades principais e secundárias.
Design da plataforma – 1 mês
- Criação da identidade visual;
- Design de interface e experiência do usuário;
- Aprovação do design final.
Desenvolvimento e testes – 2 meses
- Integração com sistemas de pagamento e logística;
- Testes de unidade, integração e aceitação;
- Ajustes e correções de bugs.
Lançamento e Marketing – 1 mês
- Lançamento da plataforma em um ambiente de produção;
- Campanha de marketing inicial para atrair artesãos e consumidores;
- Treinamento e suporte inicial para os artesãos.
Monitoramento e ajustes pós lançamento – 3 meses
- Monitoramento de desempenho e coleta de feedback.
- Implementação de melhorias e novas funcionalidades.
Total estimado: 8 meses.
RISCOS DO PROJETO
- Adesão dos artesãos a aderirem e criarem uma rotina na plataforma, especialmente se não estiverem familiarizados com a tecnologia;
- Garantir que os artesãos mantenham seus estoques atualizados e gerenciem adequadamente suas ofertas;
- Garantir que a plataforma seja estável, segura e capaz de lidar com um grande número de transações;
- Outras plataformas de E-commerce podem oferecer serviços semelhantes, aumentando a concorrência;
- Os consumidores podem demorar a adotar a plataforma se não perceberem valor agregado em comparação com outras opções de E-commerce.
Project charter (Termo de abertura) | ||
Projeto: ARTESANATO ONLINE – ARTE NA REDE | Número: 00976 | Versão: 1 |
1. Objetivo do projeto | ||
E-commerce especializado em produtos artesanais, atraindo consumidores interessados em produtos únicos e de alta qualidade. | ||
2. Gerente do projeto, responsabilidade e autoridade | ||
Responsável por coordenar todas as atividades do projeto, garantindo que ele seja entregue dentro do prazo e do orçamento. Maiot | ||
3. Metas | ||
| ||
4. Premissas | ||
| ||
5. Restrições | ||
| ||
6. Riscos | ||
| ||
7. Prazo de implantação | ||
8 meses | ||
8. Investimento | ||
O investimento inicial necessário será de R$400.000, levando em consideração os custos de desenvolvimento, marketing, operações e contingências. | ||
9. Principais etapas | ||
Etapas | Duração estimada | custo Estimado |
Planejamento - Reunião com stakeholders para definir objetivos e requisitos; - Análise de mercado e concorrência; - Definição de funcionalidades principais e secundárias. | 1 mês | R$25.000,00 |
Design da plataforma - Criação da identidade visual; - Design de interface e experiência do usuário; - Aprovação do design final. | 1 mês | R$75.000,00 |
Desenvolvimento e testes - Integração com sistemas de pagamento e logística; - Testes de unidade, integração e aceitação; - Ajustes e correções de bugs. | 2 meses | R$180.000,00 |
Lançamento e Marketing - Lançamento da plataforma em um ambiente de produção; - Campanha de marketing inicial para atrair artesãos e consumidores; - Treinamento e suporte inicial para os artesãos. | 1 mês | R$100.000,00 |
Monitoramento e ajustes pós lançamento - Monitoramento de desempenho e coleta de feedback. - Implementação de melhorias e novas funcionalidades. | 3 meses | R$ 20.000,00 |
10. Principais stakeholders | ||
Nome/função | ||
Artesãos | - Principais usuários e beneficiários da plataforma de E-commerce, pois usarão a plataforma para vender seus produtos. - Interesses: Aumentar as vendas, alcançar novos clientes, facilitar a gestão de estoque e pedidos. | |
Consumidores | - São os clientes que comprarão os produtos dos artesãos por meio da plataforma. - Interesses: Acesso a produtos únicos e artesanais, experiência de compra conveniente e segura, satisfação com a qualidade dos produtos. | |
Investidores | - São os financiadores do projeto, interessados no retorno do investimento e no sucesso financeiro da empresa. - Interesses: Garantir que o projeto alcance seus objetivos financeiros e traga retorno sobre o investimento. | |
Parceiros de Logística e Pagamento | - São empresas ou serviços que fornecem soluções de logística e processamento de pagamentos para a plataforma. - Interesses: Manter uma parceria eficaz para garantir entregas rápidas e seguras e processamento de pagamentos sem problemas. | |
Equipe de Suporte ao Cliente | - Responsável por fornecer suporte e assistência aos artesãos e consumidores em relação ao uso da plataforma, pedidos, pagamentos, etc. - Interesses: Garantir uma experiência de usuário positiva, resolver problemas e dúvidas rapidamente. | |
11. Comentários | ||
...