Função social da empresa
Artigo: Função social da empresa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JESSICAAUGUSTO • 26/10/2014 • Artigo • 570 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
A função social tem que estar de acordo com os interesses da sociedade, levando em consideração a sociedade como um todo, sendo ela solidária, justa e livre. A função social da empresa não está ligada apenas a ações filantrópicas, mas sim na atividade empresarial, ou seja, na organização de fatores de produção para venda e compra de bens e serviços.
A função social também está ligada a maneira como a empresa se preocupa com a geração e manutenção de empregos, pagamentos dos vencimentos, como: salários, benefícios e impostos, sendo um papel importante ligado ao lucro, pois há um impulso na complementação do ciclo.
A empresa hoje em dia, tem a finalidade de satisfazer as necessidades sociais, sendo valorizada pela sociedade, pois tem o intuito de produzir e distribuir bens e serviços, gerando assim empregos. O regime que prevalece é a livre iniciativa e a competição econômica, sendo que o lucro só será aceito como único e reconhecido pela massa se não houver prejuízos na sociedade.
A função social da empresa é zelar pelo exercício da atividade empresarial, ficando o Estado com a função de elaborar, fiscalizar, proteger e incentivar o desenvolvimento, principalmente das pequenas e médias empresas, sendo estas as que, mais têm dificuldade financeira.
Juridicamente falando, usa-se dos principais operadores do direito para exercer a função social da empresa, os juízes e juristas procuram observar a elaboração de novas leis, a solução de problemas ocorridos, como no caso de falência, mas com continuidade das atividades, trazendo assim menor prejuízo a sociedade. O direito a gratuidade da justiça às pequenas empresas, assim como as que estão passando por dificuldade financeira, tendo a possibilidade de acordos em processos falimentares, entre outros. da empresa, os juízes e j
Sendo assim, o Estado, juristas, advogados e empresários, tem o dever de zelar pelo cumprimento da função social da empresa, pois é através dela, que a sociedade cresce e se desenvolve de uma forma justa e igual, sendo que pela importância deste papel na empresa o Estado tem o dever de preservar a saúde financeira das pequenas e médias empresas, sendo elas de grande importância para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
A empresa tem como objetivo trazer para sociedade, como meio empregatício, uma melhor qualidade de vida, levando em consideração, que o trabalho realizado é remunerado, e também tem seus tributos legalizados perante a sociedade, sendo pago através de impostos, neste caso da empresa, optando pelo simples. A comercialização dos produtos da empresa é realizada na forma de pedidos, isto é, somente é produzido aquilo que já está vendido, não havendo nenhum tipo de proibição na divulgação da empresa e também dos produtos ali fabricados, estando legalizado dentro dos parâmetros do código civil do consumidor.
Falando um pouco sobre a Constituição Federal de 1988, depois de promulgada, trouxe uma nova idéia dos direitos contemporâneos, tendo uma preocupação nos valores e princípios fundamentais da sociedade, sempre valorizando o lado humano, sobre o aspecto coletivo e individual, e os valores constantes nos princípios do Estado Democrático de Direito, de uma sociedade livre, justa e solidaria, deixando no passado a legislação voltada exclusivamente estatal. Este novo perfil veio para garantir um desenvolvimento
...