FÓRUM AEDU: DIREITO EMPRESARIAL
Por: brunapablopp • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
PROPOSTA 02 – FÓRUM AEDU: DIREITO EMPRESARIAL
PROFESSORA: Natalia Branco Lopes Krawczun
Prezado aluno(a), O fórum é um espaço importante para compartilharmos e discutirmos temas emergentes, como este que venho propor. Para que possamos fazer bom uso deste espaço gostaria de sugerir que você:
“Cresce consciência empresarial sobre importância da sustentabilidade”;
OBS: Se necessário for, investigue melhor o conceito de “função social da empresa”. Caso queira, consulte o livro da disciplina Direito Empresarial!
Boa leitura e boas reflexões! Professora Natalia Branco Lopes Krawczun. |
Cresce consciência empresarial sobre importância da sustentabilidade. Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/520226/cresce-consciencia-empresarial-sobre-importancia-da-sustentabilidade. Acesso em Ago, 2017. |
Cresce consciência empresarial sobre importância da sustentabilidade
Disponível em: https://www.bemparana.com.br/noticia/520226/cresce-consciencia-empresarial-sobre-importancia-da-sustentabilidade. Acesso em Ago, 2017.
15/08/17 às 14:04 Redação Bem Paraná com assessoria.
Pesquisa realizada ao longo dos últimos cinco anos durante a realização do Fórum Sustentabilidade e Governança mostra que a maioria dos executivos e gestores tem elevada consciência do impacto das questões ambientais nos seus negócios, porém “falta cultura empresarial” para uma adesão maior a práticas responsáveis.
“De forma geral, os gestores sabem da importância do tema sustentabilidade e governança, têm consciência dos riscos envolvidos e das medidas necessárias para a sua implementação, sabem também que não podem esperar eficiência das ações governamentais, porém a mudança dessa cultura é muito mais difícil”, afirma Miguel Milano, engenheiro florestal e um dos organizadores do Fórum. Além desse aspecto, 65% dos pesquisados, em sua maioria coordenadores, gerentes e diretores, reconheceram que bens e produtos com origem produtiva comprovadamente legal, eficiente e sustentável merecem uma precificação (prêmio) diferenciada. Outros 35% defendem que as práticas sustentáveis não deveriam influenciar no preço, pois a “produção eficiente e legal é uma obrigação empresarial”.
Pesquisa mundial realizada pela ISEAL Alliance confirma esse diferencial, ao constatar que os resultados de longo prazo identificados em 53% dos casos foram o aumento do lucro, a diminuição de custos (30%) e a melhoria reputacional (60%)”. A razão para as práticas não serem adotadas mesmo em empresas “já convertidas”, já que existe consciência das vantagens, pode ter sido traduzido pelo resultado da pesquisa realizada, pois 45% dos entrevistados apontam para a “falta de conhecimento e cultura no assunto, falta de clareza no assunto e a falta de coordenação em cadeia”.
...