GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Por: priscilasamea • 8/5/2017 • Seminário • 3.150 Palavras (13 Páginas) • 492 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MARCOS ANTONIO CARDOSO DE ALMEIDA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PELA INSTITUIÇÃO SENAI-PÍ.
Teresina-Pí
2016
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO- UNISA
MARCOS ANTONIO CARDOSO DE ALMEIDA
4° MODULO EAD RA: 3629606
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PELA INSTITUIÇÃO SENAI-PÍ.
Projeto apresentado pelo aluno Marcos Antônio Cardoso de Almeida para a disciplina Projetos Integradores I 2016/4 do curso de Gestão de Recursos Humanos EAD, tendo como orientador a Prof. Samaria Souza do polo UNISA TERESINA.
Teresina
2016
DEDICATÓRIA
Dedico as minhas filhas Ewillem, Ellen e Maria Eduarda, ao meu filho Marcos Emanuel aos quais sem eles não teria ânimo nem forças para seguir em frente, pois, eles são simplesmente a razão pelo qual ingressei nessa grande batalha, para que eles pudessem olhar para mim e me ter como espelho quando na verdade o inverso aconteceu, eles é que me serviram de espelho. Obrigada meus filhos, por mais esta realização. Dedico
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar a JESUS CRISTO, pois, sem ele não chegamos a lugar nenhum. Agradeço por ele ter me dado forças, determinação, coragem e principalmente saúde. A minha esposa Priscilla Sâmea que sempre me apoiou e esteve ao meu lado me dando animo e forças para prosseguir e aos meus filhos Ewillem, Ellen, Eduarda e Emanuel, pois todo esforço é valido sendo para eles.
RESUMO
Quando se fala em Gestão de Recursos Humanos (GDR), torna-se como referência a administração das pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. Visto que esta área é fundamental para o sucesso de uma organização, pois ela é responsável pelo abastecimento, aplicação, manutenção, monitoramento, desenvolvimento de novos talentos, da gestão, orientação, treinamento das pessoas. Ou seja, a função envolve todo o processo de gestão, desde a entrada do funcionário até a sua saída. Esse setor procura por meio de suas ações integrarem e comprometer os colaboradores com os objetivos organizacionais, visando obter maior desempenho e, consequentemente, melhores resultados para a organização. Atualmente, devido às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, é de fundamental importância que as organizações estejam voltadas para a gestão de recursos humanos, capacitando e desenvolvendo cada vez, mas as habilidades de seus colaboradores torna-se visível que o diferencial competitivo das organizações está nas pessoas nelas inseridas e em seus recursos disponíveis. De modo geral, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância do treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, não só para aumentar a produtividade e a rentabilidade, mas também como estratégia de manutenção e de desenvolvimento pessoal.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 7
- TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 8
- METODOLOGIA DE PESQUISA 10
- HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 10
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 11
- MODELO ORGANIZACIONAL 12
- CRONOGRAMA 12
- CONCLUSÃO 13
- REFERÊNCIAS 13
- INTRODUÇÃO
As ações de treinamento e de desenvolvimento ocupam um dos papéis centrais no sistema de recursos humanos em contextos organizacionais, pois seus impactos são essenciais tanto para a interação indivíduo-trabalho que se traduzem em diferenças de desempenhos individuais e coletivos, quanto para relações entre a empresa e seus contextos, podendo garantir, ou não a sua produtividade e competitividade. Um programa de treinamento deve ser sempre um processo contínuo e dinâmico, objetivando promover a melhoria da atuação profissional e a satisfação pelo trabalho realizado. Em virtude de uma conjuntura corporativa exigente e dinâmica, cada vez mais as empresas buscam atitudes que possam ser tomadas a fim de instaurar e manter a constante capacitação das pessoas que realizam suas demandas, objetivando torná-las eficazes, eficientes e efetivas nas funções que desenvolvem, gerando assim, produtividade positiva. Quando essa capacitação é aplicada sobre tempo definido, por consequência, a empresa terá retorno positivo, posto que aplicando o treinamento e desenvolvimento de novas práticas desejadas pela organização, faz-se com que a equipe sinta-se integrada e interessada a participar de forma voluntária das propostas da organização.
Em se tratando de treinamento, este faz frente à capacidade do colaborador em executar as atividades previamente definidas pelos gestores; por outro lado, o desenvolvimento refere-se à tríade do conhecimento, habilidades e atitudes do funcionário, que, juntamente com seus valores éticos, o tornarão apto a desempenhar seu ofício da forma mais primorosa possível com nível ascendente de sofisticação. Algumas finalidades do Treinamento e Desenvolvimento numa corporação são a adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor algum, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização, preparar pessoas para possíveis remanejamentos e reduzir custos empresariais. Essas funcionalidades devem ser implantadas estrategicamente pelos gestores, visando evitar quaisquer pressões ou desgastes organizacionais sobre o trabalhador para algum cargo, sem que o mesmo possua a qualificação adequada. Para que situações como essa não ocorram, é essencial que o alto escalão gestor conheça sua força de trabalho interna, e tenha conhecimento, também, de que há diversos perfis de pessoas e elas aprendem de diversas maneiras diferentes.
...