GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS
Por: honoratosilva • 18/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.871 Palavras (20 Páginas) • 675 Visualizações
ANHAGUERA EDUCACIONAL
POLO DOURADINA
TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
“GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS”
2895589511 ALAIANE DA SILVA LIMA XAVIER
2790578849 CLAUDIA CRISTINA DOS SANTOS
2790568479 JOSEANE MOZER
2895589606 VERONICA DAVID MADEIRO
2783563110 MARIN MITSUYOCHI HAMADA
DOURADINA
2018
GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO PARA CONCLUSÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TENDO COMO TEMÁTICA GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS.
Orientadora do Trabalho: Tutora Angela Martins
AGRADECIMENTOS
A Deus por ter nos dado saúde e força para superar as dificuldade que tivemos até o momento. A esta Universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbramos um horizonte superior. A nossa orientadora pelo suporte, correções e incentivos e a todos que direta ou indiretamente nos incentivaram a permanecer mesmo diante das adversidades enfrentadas, servindo-nos de alicerce, nosso muito OBRIGADO.
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a Deus, que com sua infinita sabedoria, foi um guia importante e essencial na nossa trajetória.
Sumário
1.Introdução 6
2. Desenvolvimento 7
2.1 Modelo de Gestão
2.1.1 Gestão Burocráticoa
2.1.2 Gestão Participativa
2.1.3 Gestão Orientada para Resultados
3.DESENVOLVIMETNO E EXECUÇÃO 10
3.1 Iniciando o Projeto
3.2 Construindo e Preparando Equipe
3.3 Enfrentando Desafios e Mudanças
3.4.1 Amenizando Conflitos de Gerações 8
3.4.2 Questionamentos/Dúvidas.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................16
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............17
- INTRODUÇÃO
O mundo corporativo passa atualmente por constantes mudança, assim as organizações enfrentam desafios cada vez maiores para continuarem integradas às transformações. Eis uma nova era que vivemos onde a informação e o conhecimento transforma-se em importante vantagem competitiva, sendo necessário a atuação sob novos padrões de qualidade, produtividade e competitividade, o que requer a adoção de modelos de gestão que considerem a pessoa como maior riqueza, valorizando a capacidade física em detrimento da força física, afinal são grandes os desafios no mundo contemporâneo, tais como a alta carga tributária e a atual crise econômica que assola a vida financeira das pessoas e o desemprego batendo à porta de muitos, exigindo assim grandes inovações e criação de novas estratégias para enfrentamento das adversidades. A atividade que ora apresentamos tem como objetivos estudar e apresentar soluções para mudança do modelo de gestão, direcionamentos, identificar as diferenças entre modelos de gestão e suas características.
Palavras Chave: Informação, Conhecimento, produtividade e competitividade
- DESENVOLVIMENTO
A Empresa HEMEJAN, cujo modelo atual de gestão é o burocrático, contratou o grupo de 05(cinco) pessoas, objetivando realizar estudo e apresentar soluções para mudança de gestão, buscando inovações dentro do parâmetro Legal, ética e responsabilidade socioambiental apresentando direcionamento para a gestão eficiente de Projeto. Observou-se que o estudo trouxe um amplo conhecimento à equipe que com segurança e convicção pode apresentar as devidas soluções para citada empresa, com uso de questionários, para obtenção dos dados necessários ao embasamento do trabalho. Foram estudados os autores que apresentam um amplo esclarecimento sobre as teorias correspondentes e sobre os processos dentro da Empresa. Desta forma as idéias dos setores estudos definem de maneira ampla o tema abordado. Durante o estudo e levantamentos realizados verificamos que o modelo de Gestão burocrático (aplicado na empresa HEMEJAN), possui a bagagem do próprio nome que é um modelo excessivamente administrativo que interrompem ações que deveria ser rápidas, conforme se verifica no modelo contemporâneo, o qual traz à empresa um formato mais participativo, onde o que vale mesmo é o compartilhamento, a colaboração e a confiança. A base da pirâmide, que é o pessoal operacional, tem muito mais autonomia, proporcionando assim às empresas ganhos em flexibilidade e agilidade nos processos. A atuação em equipes tem privilegio e a autonomia dos colaboradores é muito maior, o que significa maior comprometimento com a empresa, refletindo na produtividade e nos resultados de forma geral. As características que norteiam as atividades e necessidades do administrador devem necessariamente passar pela utilização de ferramentas e ações claras direcionadas à assertividades, eficiência e eficácia. É indispensável o planejamento, e as verificações, acompanhamentos, supervisão e todas as ferramentas para obtenção de maior precisão nas decisões e conseqüentemente obterem-se os resultados almejados. Indispensável se faz a análise interna e externa das empresas, haja vista o crescimento da concorrência e o processo de globalização que hoje se vivencia. Diante disso, deve-se afirmar que o perfil dos administradores deste novo milênio necessariamente precisa ser de rígidos limites éticos, envolvimento cada vez maior em equipe, de constante atualização e aperfeiçoamento, planejamento estratégico, responsabilidade social e ambiental em um mundo cada vez mais globalizado e portanto suscetível a turbulências econômicas que afetam o rumo das mais diversas empresas e países. Durante aprofundamento nos estudo percebemos que seria necessário aplicar as técnicas do empreendedorismo, aproveitando assim as oportunidades para o crescimento almejado e necessário à inovação.
...