GESTÃO ESTRATÉGICA E AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Por: Andersonjn • 13/5/2016 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
TRIBUNAL SIMULADO DE JÚRI: O CASO STEVE JOBS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA E AMBIENTE DE NEGÓCIOS
CORPO DE JURADOS:
Anderson de Jesus Nascimento 15394000
Andressa L. da Silva 14015587
Bianca Martins de Souza 14042801
Bruna Bagatim Teixeira 14032783
Camila Pereira de Souza 14034247
Jonathan R. Martins 14013380
Michelle Alves Litrico 15243378
Patricia Moraes 14052695
Rafael Costa 14002621
SESSÃO PRESIDIDA PELO EXCELENTÍSSIMO JUIZ (PROFESSOR) HOMERO J. MAZZOLA
RELATÓRIO DA SESSÃO
POSIÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DO RÉU
Steve Jobs e Wozniak são universitários da Califórnia. Jobs é um cara problemático e tem um jeito meio Hippie, sofre por não conhecer sua mãe biológica, faz terapias e usa drogas. Wozniak é um cara brincalhão, adora piadas e é muito inteligente. Ainda na faculdade fizeram amizade com um rapaz que descobriu que um simples apito emitia o mesmo som dos aparelhos da empresa AT&T e através de algumas modificações inventaram a “Caixa Azul”que fazia ligações de longa distância de graça.
Steve Jobs e Wozniak juntos desenvolveram em 1976 uma espécie de primeiro computador pessoal, resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome para esse protótipo de Apple. Com o sucesso do modelo, eles decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu à empresa Apple Computer. No lançamento do Apple II em 1977 numa pequena feira de informática.
TRIBUNAL SIMULADO DE JURI
RÉU: STEVE JOBS
TEMA PROPOSTO:
visa discorrer sobre se sua ação profissional foi orientada por um comportamento de liderança estratégica (de acordo com os preceitos da Gestão Estratégica), voltada para a inovação e criação de vantagens competitivas, ou se ele foi simplesmente um mau-caráter, oportunista e “sortudo”
Pontos principais apresentados pela defesa:
Steve Jobs, Jovem revolucionário, Criou uma empresa “do zero” conseguiu prestigio e fortuna, se tornou o mais reconhecido e revolucionário empresário e empreendedor de todos os tempos, sua empresa tem um status de uma das maiores e mais valiosas do Mundo.
Pontos principais apresentados pela Acusação:
Homem sem caráter, sem ética profissional e pessoal, não assumiu a filha, era arrogante com os funcionários, fazendo-os trabalharem muitas horas e sob muitas exigências e pressões. Não reconhecia o trabalho dos colaboradores, queria ser o centro das atenções.
Posição do Júri.
Conforme o relato apresentado pela acusação e pela defesa do réu Steve Jobs, o réu foi pronunciado como incurso nas indagações de ação profissional do trabalho, no dia 04 de maio de 2016. No período matutino, em sessão (sala de aula), ministrado pelo Juiz (Prof. Homero J. Mazzola). Fica declarado a posição do corpo de jurados composto por:
...