GETÃO DE ESTOQUE
Por: izaias2013 • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
Gestão de Estoque e Compras.
Não é de hoje que se fala em gerenciamento da cadeia de suprimentos, redução de custos através das estratégias de logística e logística integrada. No cenário atual a logística se destaca como sendo o setor estratégico de redução de custo para as organizações, e esses temos se evidenciam mais ainda nos dias de hoje, se tornando fatores fundamentais para uma boa gestão e uma empresa competitiva.
A gestão de estoque está ligada diretamente ao setor de compras, pois ambos os setores tem que andar de mãos juntas e em sincronia, afim de unir informações e proporcionar tomadas de decisões mais assertivas. As empresas se preocupam em manterem estoques mínimos, desta forma se tornam mais competitivas nos seus respectivos segmentos de mercado. Mais deve ser avaliado todas as possibilidades afim sempre de manter um estoque mínimo para suas operações. Tendo em vista que compras sempre optara em comprar melhor para que se possa ter uma margem de retorno mais favorecido, já que muitos gestores compreendem que o lucro muitas vezes está na compra e não na venda, sendo assim, optam em comprar em quantidade para um maior favorecimento no preço. Porem tem que se avaliar se o espaço físico existente na empresa vai comportar o volume de material comprado, reduzindo assim o valor custo fixo atual, ou se terá a necessidade de um novo local de armazenagem, desta forma aumentara o custo e a compra não será tão atrativa.
Quando se fala de estoque, existem várias ferramentas gerenciais que auxiliam os gestores na boa administração de estoque. Entendemos que estoque bom é aquele de alto giro, porém se vê necessidade de mantê-lo mais de uma forma mais organizada, já que não se pode prevê ou controlar fatores externos como por exemplo o consumo dos clientes. Os estoques nas organizações são representados muitas vezes como matéria prima ou insumos e produtos acabados. Esses itens normalmente são compreendidos como grande parte do ativo da empresa, e a organização tem a capacidade de geri-los e transformá-los em receita através do giro de estoque. Segundo (VIANA,2000,p.144) os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes.
Uma das formas mais interessante de se produzir é através do fluxo puxado, ou seja, de acordo com o que o cliente realmente tem consumido, e não pela sua previsão de consumo, fabricar e estocar em função do pedido do cliente. Mais como nem tudo pode ser dessa forma cabe a nós, gestores o grande desafio comprar em quantidade para garantir um melhor preço ou racionalizar e manter o estoque de acordo com os dados estatísticos de demanda sem arriscar em aumentar o ativo da empresa com estoque ocioso.
O assunto cabe uma análise mais criteriosa envolvendo toda cadeia de suprimentos, para definir o que, quando, quanto e onde comprar pois isto é tão importante quanto ao valor dos produtos. Podemos observar que a gestão de compras tem como finalidade atender as necessidades dos vários setores da empresa, fazendo a gestão da compra de matria prima, insumos e suprimentos que atendam não somente a produção e sim todo processo até a chegada do produto ao cliente final. A gestão de estoque tem como objetivo fazer o giro desses recursos, de forma que cada setor receba seus suprimentos para o bom funcionamento de cada etapa, as empresas buscam sempre um alto giro de estoque pois isto representa entrada de receita através da saída do produto acabado.
...