Gerenciamento Empresa Aérea
Por: P.Lucas • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 971 Palavras (4 Páginas) • 475 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância (AD) |
Unidade de Aprendizagem: Gerenciamento de Empresa Aérea
Curso: CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
Professor: FRANCISCO LUIZ CORRÊA
Nome do aluno: Paulo Lucas Rocha
Data: 10/09/2014
1. Os elementos da administração, ou funções gerenciais de planejar (prever), organizar, comandar, coordenar e controlar, ainda são parâmetros razoáveis a serem seguidos pelos dirigentes das empresas atuais. Todavia, as atitudes autoritárias vão tornando-se cada vez menos aceitas nas organizações atuais, e posições de gerência são ocupadas por líderes.
A função de planejar, antes uma ação solitária e isolada, atualmente tem se tornado uma atividade colegiada executada em reuniões lideradas pelo administrador.
Faça uma análise das demais funções do administrador citadas, explicando como seriam feitas sob um gerenciamento autoritário, e como seriam feitas por um líder. (4,0 pontos)
Resp.: É possível traçar o perfil de um administrador autoritário na execução das tarefas inerentes à sua função, da mesma forma, podemos perceber as diferenças quando estas mesmas tarefas são conduzidas por um líder.
Como exemplo podemos citar as funções gerenciais de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Não abordarei a função de planejar, pois a mesma já foi analisada acima.
Portanto iniciarei com a função:
Organizar:
No gerenciamento autoritário o modelo ou estilo de organização implantado é de inteira responsabilidade do “CHEFE”, não admitindo questionamentos sobre a maneira como são dispostos os elementos em questão. Já um líder faria uma exposição do seu ponto de vista, solicitando à equipe contribuições para tornar a organização mais adequada.
Comandar:
Comandar em um gerenciamento autoritário assume uma conotação Militar, onde todos são direcionados por um COMANDANTE, e agem como simples executores de uma ordem vinda de um superior que acredita ser soberano em suas decisões.
Um líder entende que é possível obter melhores resultados alocando as pessoas certas para executarem as tarefas nas quais são melhores, gerenciando assim todo potencial do seu grupo.
Coordenar:
Mais uma vez um administrador autoritário impõe suas regras e estratégias gerando assim uma barreira que dificulta o desenvolvimento da equipe, tornando-os meros cumpridores de suas funções.
Por sua vez um líder será capaz de coordenar em equipe criando uma sinergia que o levará a atingir suas metas de maneira mais satisfatória.
Controlar:
Por último exercer o controle de forma autoritária seria uma ação na qual somente o administrador possuiria o poder de decisão sobre tudo e todos na organização, enquanto que um líder mais uma vez não estaria controlando, e sim proporcionando uma situação onde todos pudessem contribuir para o bom desenvolvimento das tarefas a serem executadas.
Concluindo, a administração autoritária como descrita acima, mostra-se atualmente inadequada e ineficaz por utilizar-se de métodos rígidos e ultrapassados refletindo muitas vezes em perda de divisas por não valorizar talentos natos em seus “subalternos.”
Em oposição ao estilo autoritário, uma administração feita por um líder com visão atual e que incentiva a utilização de todos os recursos que possam contribuir para melhorar o desempenho da equipe, valorizando todo o potencial existente no grupo de colaboradores, estará gerando satisfação e consequentemente atingindo melhores índices de produção e serviços.
Obs.: As definições citadas acima são frutos de observações próprias, adquiridas durante longo período de trabalho com estilos administrativos diversos.
2. Assista aos vídeos e leia os artigos indicados sobre Ricardo Semler. Nesses artigos e vídeos, temos depoimentos sobre uma forma rara, mas eficiente de se comandar uma organização empresarial:
- Ricardo Semler - O maior reengenheiro do Brasil (17 de novembro de 2004): http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/ricardo-semler-o-maior-reengenheiro-do-brasil/10262/
- Ricardo Semler - Empresas evoluíram pouco: https://www.youtube.com/watch?v=rreAYBHVGno
- Ricardo Semler continua a virar a mesa: https://www.youtube.com/watch?v=cVPYCecz6Mo
- Ricardo Semler - "Não tenho necessidade de mostrar que sou”:
Utilizando seus conhecimentos adquiridos sobre as diversas teorias de administração apresentadas no material didático, identifique em qual abordagem ou teoria de administração as empresas de Ricardo Semler podem se enquadrar, e justifique. (3,0 pontos).
Resp.: O estilo predominante na administração das empresas de Ricardo Semler pode ser enquadrado como Práticas Administrativas Orgânicas, pois a equipe participa do processo de forma dinâmica e com liberdade de atuação sem necessidade de supervisão direta, o que os faz muito mais produtivos, ultrapassando os limites impostos por um gerenciamento autoritário.
...