Gerenciamento baseado em evidencias
Por: MNCAMPOS • 21/7/2015 • Ensaio • 329 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
ENSAIO
GERENCIAMENTO BASEADO EM EVIDÊNCIAS
As decisões empresariais baseiam-se comumente em esperança ou medo. No que os outros parecem estar fazendo, no que lideres de alto nível fizeram e acreditam ter funcionado no passado e em ideologias preservadas com muito carinho.
Resumindo, as decisões tomadas pelos lideres, são geralmente fundamentadas em várias coisas, menos em evidencia de fatos.
A decisões tomadas à partir de gerenciamento de evidencias, origina-se da premissa de se usar melhor e de forma mais plena, a lógica e os fatos, o que permite aos lideres realizar melhor o seu trabalho. Fundamenta-se na convicção de que, enfrentando a dura realidade sobre o que funciona ou não, entendendo as meias verdades que constituem grande parte da sabedoria convencional sobre gestão e descartando os absurdos totais que normalmente são aceitos como o conselho perfeito.
A disposição para deixar de lado a crença e sabedoria convencionais e agir somente de acordo com os fatos, exige um forte compromisso para reunir informações necessárias para tomada de decisões mais coerentes, mais inteligentes e acompanhar o ritmo de novas evidencias, bem como, utilizá-las para atualizar as práticas. As empresas que a praticam, tentam fazer o melhor que podem com o que tem disponível no momento, enquanto continuam a reunir o máximo de informações uteis, novas ou antigas e, acima de tudo, tem o compromisso de tomar decisões com base em evidencias, tanto quantitativa como qualitativa.
A tarefa de um líder é agir com base nas melhores provas disponíveis e a realidade é que ele jamais terá todas as provas a sua disposição e ainda, lidam diariamente com as incertezas. Em todos os campos, as condições e as circunstancias mudam e novos conhecimentos são constantemente adquiridos. Portanto, implica agir com base no que possui na ocasião e nos melhores dados disponíveis, enquanto tenta criar condições para aprender mais, o que significa considerar a verdade um alvo móvel, ou seja considerar tanto sua organização como seu conhecimento a respeito da gestão protótipos uteis, porém inacabados.
.
...