Gestao de Pessoas
Por: junior19salles19 • 2/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS TECNOLÓGICAS E LETRAS - CAMPUS AÇAILÂNDIA
CURSO DE ADMINSTRAÇÃO
EUDASIO FACUNDO SALES JUNIOR
A Evolução da Gestão de Pessoas no Brasil
Açailândia/MA
2017
EUDASIO FACUNDO SALES JUNIOR
A Evolução da Gestão de Pessoas no Brasil.
Dissertação apresentado ao Curso de Administração da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/ Campus Açailândia, como requisito para obtenção de nota.
Orientadora: Prof.ª Sara.
Açailândia/MA
2017
[pic 1]
SUMÁRIO
1 2 INTRODUÇÃO .................................................................................................5 3 RACIONALIDADE.................................................................................................6 4 INTUIÇÃO....................................................................................................7 5 QUEM DEVE TOMAR DECISÕES........................................................................9 5.1 Lideranças Autocráticas......................................................................................10 5.2 Liderança Compartilhada...........................................................................10 5.3 Liderança Delegada .................................................................................10 6. Características das Decisões de Grupo.......................................................11 7. Problemas no Processo de Resolver Problemas.........................................12 8. Conclusão.................................................................................................13 9. Referências Bibliográficas..........................................................................14 |
[pic 2]
- INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido com o intuito de aprofundar o conhecimento a cerca do processo de Gestão de Pessoas e a sua evolução no senário brasileiro.
O modelo de gestão de pessoas vem mudando com o passar do tempo buscando melhorar e aprimorar sua área de conhecimento para que o resultado futuro venha beneficiar todo o sistema organizacional e a sociedade civil.
Importante destacar que a temática a ser abordada neste trabalho, norteará o caminho futuro dos potenciais administradores, uma vez que detalha o processo que envolve a tomada de decisão e planejamento estratégico e as formas de conhecimentos aplicadas ao mesmo. Por isso é importante o estudo dessa pesquisa, onde procurará mostrar a evolução das empresas e sua flexibilidade de adaptação diante de objetivos estratégicos.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 A Evolução da Gestão de Pessoas
O histórico do surgimento da evolução da gestão de pessoas passa por série de acontecimentos que podemos assim começar a descrever, foi através de um grande precursor do primeiro movimento marcante por meio da
Administração Científica, impulsionada por Frederick W. Taylor (1856-
1915), nos Estados Unidos, e Henri Fayol (1841-1925), na França, baseado nas suas experiências, denominada como empirismo.
Taylor, com base em suas pesquisas e análises em oficinas, concluiu que as pessoas produziam muito menos do que poderiam produzir, devido ao local de trabalho possuir condições de riscos e sem nenhuma segurança a saúde do trabalhador, daí surgi outro movimento a Escola das Relações Humanas. Este movimento teve como enfoque a constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade. As bases desses movimentos foram dadas pelos estudos do psicólogo americano Elton Mayo (1890-1949).
2.2 A Evolução da Gestão de Pessoas no Brasil
No Brasil a história da Gestão de Pessoas é relativamente recente. Pensando na vida do trabalhar que constantemente sofria com acidentes de trabalho em situações insalubre e periculosa. Entre 1930 e 1950, Getúlio Vargas cria a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ainda nesta época é criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (hoje Ministério do Trabalho e Emprego), onde eram expostos os direitos dos trabalhadores e a preocupação das organizações em seguir as leis.
2.3 Históricos da Evolução da Prática de Gestão de Pessoas no Brasil.
Período: Antes de 1930
Fase: Pré-jurídico Trabalhista
Características:
- Inexistência de legislação trabalhista e de departamento de pessoal;
- Descentralização das funções.
Período: Décadas de 30 a 50
Fase: Burocrática
Características:
- Advento da legislação trabalhista;
- Surgimento do departamento de pessoal para atender as exigências legais.
Período: Décadas de 50 a 70
Fase: Tecnicista
Características:
- Implantação da indústria automobilística;
- Implementação dos subsistemas de RH;
- Preocupação com a eficiência e desempenho.
Período: Décadas de 80 e 90
Fase: Sistêmica
Características:
- Surgimento da gerência de RH;
- Integração dos enfoques administrativo, estruturalista e comportamental;
- Reformas industriais profundas;
- Migração das funções de RH para as áreas operacionais;
- Surgimento do movimento da qualidade.
...