Gestao de pessoas
Por: Luque Brantados • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
A construção das carreiras inteligentes depende em certo grau da iniciativa do trabalhador; porém, as organizações têm um papel importante em prover recursos para que a carreira se desenvolva. Uma das maneiras para entender se as pessoas percebem a disponibilidade desses recursos em seus ambientes de trabalho é a realização de pesquisas de clima organizacional. A partir dessa constatação foi possível estabelecer questões que pudessem oferecer respostas relativas à percepção das pessoas sobre: o porquê, ou seja, a influência do trabalho e da relação com a organização para o desenvolvimento profissional; o como, ou seja, a forma como a pessoa se desenvolve em suas atividades e na relação com a organização, e o com quem, ou seja, a importância dos relacionamentos profissionais para o desenvolvimento da carreira.
as carreiras sem fronteiras ou carreiras inteligentes se baseiam na capacidade decorrente de profundo conhecimento, surgindo em contrapartida às outras existentes.
--------------
Em uma visão sistêmica, o mercado de trabalho está relacionado com fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais. Em países em desenvolvimento, como é o Brasil, percebe-se que este mercado de profissionais reflete também na demanda e na oferta de candidatos que estão dispostos a trabalharem em busca de novas oportunidades. Portanto, alguns dos fatores que fazem com que os profissionais sejam atraídos a uma determinada empresa se relacionam à remuneração direta e indireta, processos de aprendizagem contínua e possibilidades de ascensão profissional.
Dessa forma, estabelecer um plano de carreira claro e transparente demonstra o quanto empresas estão dispostas a recompensarem e desenvolverem os seus trabalhadores.
Tendo como ponto de partida a seguinte frase da aula 16: "Carreiras tornaram-se mais abertas e diversas e menos estruturadas e controladas pelos empregadores. São o que chamamos de "carreiras inteligentes", voltadas para a empregabilidade mais do que para o emprego seguro."
Gostaria que vocês explicassem as mudanças que ocorreram no mercado de trabalho que justifica e explica a frase acima.
Em uma época marcada pela globalização, redução de custos, alta tecnologia e o aumento da competitividade e flexibilidade, refletiu na carreira das pessoas que passaram a aproveitar as oportunidades de apredinzagem com foco em desenvolvimento contínuo, onde se tornaram cada vez mais prestadora de serviços ao inves de busar um emprego estável. Empregabilidade, carreiras sem fronteiras e carreira inteligente passam a dominar o mundo corporativo.
As carreiras sem fronteiras ou inteligentes, além de estarem ligadas a alterações de comportamento dos profissionais, relacionam-se aos objetivos das organizações de conservarem sua competitividade com estruturas funcionais restritas e versáteis.
As relações de trabalho deixaram de ser permanentes, de padrões rígidos, de valorizar a lealdade, e passaram a ser temporais, flexiveis, a valorizar o desempenho e o perfil do empregado, o aprendizado contínuo.
Hoje as pessoas buscam desenvolver competencias que abram novos caminhos, que gerem mais autonomia e mobilidade em suas carreiras, e que possibilitem conciliar seus interese profisionais
...