Gestao do conhecimento
Por: ruthesinha • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.195 Palavras (13 Páginas) • 145 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Nome do Integrante : Bernadete Oliveira Costa - RA 2400010631
Nome do Integrante : Gislaine Paulino de Oliveira - RA 8874414464
Nome do Integrante : Janaline A. Meneses - RA 1299301401
Nome do Integrante : Michelle Ap. Pereira da Silva - RA 8205974973
Nome do Integrante : Ruth de Fátima Bezerra- RA 8488198195
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
ETAPAS 1 E 2
Orientador: Jorge Ferreira dos Santos
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 PASSO 1 (ETAPA 1) 4
2 PASSO 3 (ETAPA 2) 16
REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS 19
1 PASSO 1 (ETAPA 1)
Escolha sua equipe de trabalho, entregar RA e email para o professor.
PASSO 2 ( ETAPA 1)
.
O ambiente das organizações e dos negócios começou lentamente a perceber que investir em conhecimento é não só desejável, mas também imprescindível para o aumento do valor no mercado em função da valorização do patrimônio intangível e efetivação de relações sustentáveis.
As organizações brasileiras passaram a conscientizar sobre a importância da revisão dos seus modelos de gestão A Gestão do conhecimento é definida como o objetivo de gerar, identificar e compartilhar o conhecimento intelectual dos membros de equipes em prol de uma empresa. Com o seu incentivo, a organização passa a ter mais uma ferramenta para melhorar sua competividade. O conhecimento é dividido em Tácito e Explicito, sendo o primeiro como próprio de cada individuo, ou seja, adquirido por suas experiências vividas e o segundo baseado em linguagem já registrada.
Há uma década já éramos alertados para o fato de que o trabalho se tornava Cada vez mais baseado no conhecimento somente a organização pode oferecer a continuidade básica de que os trabalhadores precisam para serem eficazes.
Outro grande desafio na Gestão do conhecimento está no processo de avaliação de deus resultados, isto é porque, lidar com intangíveis não significa lidar com imensuráveis. A Gestão do Conhecimento precisa ser avaliada naquilo que gere, ou seja, no intangível para que as metas sejam redirecionadas e ganhos maximizados.
Alguns exemplos de GC aplicada nas empresas como metodologia de lições alinhada á aprendizagem organizacional, na área de Engenharia, outras investem em metodologias de lições aprendidas a e possui diversas comunidades práticas (CoPs), dentre elas a de Gerenciamento de Projetos, implantada há 18 meses .
Investir pesado para ter uma rede de excelência em educação, transformando conhecimento em resultados de negócio. Um de seus princípios é a gestão e o compartilhamento do conhecimento.
Criar uma enciclopédia voltada para compartilhar o conhecimento entre seus colaboradores.
PASSO 3 (ETAPA1)
a) Pode ser favorecido através da própria competividade que as empresas tendem a adquirir pela criação de novas empresas que surgem com os benefícios de novos recursos tecnológicos e implantação do empreendedorismo, onde sempre o objetivo principal é o crescimento das mesmas.
b) Para que todos colaboradores se apropriem deste conhecimento novo é preciso incentivo, como benefícios financeiros focando o crescimento o crescimento de próprio e assim o da empresa.
c) A organização pode ter um, plano de treinamento de novos funcionários por aqueles mais experientes, a fim de que os primeiros adquiram o conhecimento e experiências já vividas pelos mais antigos. Há a necessidade de um planejamento de modo que também sejam registrados através de um processo de mapeados, por exemplo. As fases de cada função exercida dentro da empresa. Logo, caso o treinamento não possível, aquele que assumir a função, adquira o conhecimento através dos registros deixados.
d)
Conhecimento
tácito
de
Conhecimento
explicito
Socialização – Do conhecimento tácito é um processo de compartilhamento de experiência e, e com isso, de criação do conhecimento tácito - tais como modelos mentais e as habilidades técnicas compartilhadas.
Externalização – Do conhecimento Tácito em Conhecimento Explicito a externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceito explicito. Pode ser definido também como um processo de criação do conhecimento perfeito, na medida em que o conhecimento tácito se torna explicito, expresso de forma de metáfora, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. Caracteriza esta conversão com o registro de conhecimento de um determinado individuo feito por ele mesmo.
Combinação – Do Conhecimento Explicito a combinação é um processo de sismatização de conceitos de um sistema de conhecimento. Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explicito. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizados.
Internalização – Do Conhecimento Explicito em conhecimento Tácito internalização é o processo de incorporação do conhecimento explicito no conhecimento tácito e está intimamente relacionada ao aprender fazendo.
PASSO 4 (ETAPA1)
Pode ser favorecido através da própria competividade que as empresas tendem a adquirir pela criação de novas empresas que surgem com os benefícios de novos recursos tecnológicos e implantação do empreendedorismo, onde sempre o objetivo
...