Gestão Contemporânea e Liderança
Por: marcorj07 • 4/9/2015 • Relatório de pesquisa • 20.577 Palavras (83 Páginas) • 248 Visualizações
TÓPICO 1
1.1 - CONCEITOS
1.1.1 - Gestão por Excelência
É um conjunto de princípios e conceitos, apoiados por ferramentas e procedimentos, oriundos da evolução do pensamento da administração, que envolve todo o pessoal de uma organização e se baseia em métodos analíticos, em valores organizacionais, no desenvolvimento do ser humano e em técnicas de liderança.
1.1.2 - Aspecto Contigencial da GEXCEL
Ampliar o horizonte de possibilidades para a prática administrativa.
Considerar válidos e aplicáveis muitos conceitos de administração, sobretudo, os administradores de recursos financeiros, materiais e humanos de acordo com o ambiente operacional.
As atividades da MB são bastantes complexas, vão da pesquisa à aplicação do Poder Naval, passando por todas as fases da logística, o que implica um gerenciamento de centenas de tarefas de naturezas diferentes.
1.1.3 - Qualidade
[pic 1]
Por qualidade deve-se entender “a totalidade em propriedades e características de um produto ou serviço, que confere sua habilidade para atender às necessidades explícitas ou implícitas do usuário”.
Segundo este conceito, torna-se imprescindível que a organização mantenha constantes contatos com os seus usuários, no sentido de extrair destes, e manter atualizados, os requisitos técnicos desejados dos produtos fornecidos e serviços prestados pela organização, com o propósito de maximizar um outro conceito derivado, qual seja a Qualidade Percebida.
1.1.4 – Qualidade Percebida
É a qualidade que resulta da interseção entre a qualidade oferecida nos produtos/serviços prestados pela organização, sob sua própria ótica, e a qualidade esperada pelos seus usuários. Se esta interseção não é total, como visto na figura 1.1, verifica-se as seguintes situações:
- quando parte da qualidade oferecida pela organização não é compatível com a esperada por seus usuários, esta transforma-se em desperdício e custo; e
- quando parte da qualidade esperada não é atendida pela qualidade oferecida pela organização, esta transforma-se em insatisfação por parte dos usuários.
[pic 2]
FIGURA 1.1
1.1.5 – Produtividade
É a relação entre os insumos (input) utilizados por um processo e os produtos/serviços (output) resultantes desse mesmo processo.
[pic 3]
1.1.6 – Gestão
É o ato de gerir (Planejar, Organizar, Dirigir, Coordenar e Controlar -PODCC), administrar recursos financeiros, materiais e humanos, a fim de atender um determinado propósito.[pic 4]
1.1.7 Conceitos
a) Sistema Administrativo
É um conjunto correlacionado de processos, métodos e seres humanos.[pic 5]
Os seres humanos são os agentes do processo e formadores da cultura organizacional.
É um fator crítico de sucesso.
Por meio dele a organização revitaliza seu relacionamento com o ambiente externo, renova indivíduos e organização e recria nova visão de futuro.
b) Processos
São todas as interações funcionais, internas e externas, incluindo os procedimentos, as rotinas, o fluxo de trabalho no desenvolvimento e na consecução de um produto/serviço, bem como o relacionamento com os fornecedores e usuários.
Recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica preestabelecida e com agregação de valores, em produtos/serviços para responderem às necessidades dos usuários (vide o processo simplificado de distribuição de material de um Depósito hipotético na figura 1.2).
[pic 6]
FIGURA 1.2 - DEPÓSITO HIPOTÉTICO
c) Cadeia Usuário (Cliente) – Processo - Fornecedor
- Usuário
É todo aquele que recebe um produto/serviço proveniente de um processo ou subprocesso. Pode ser dividido em duas catergorias com suas subdivisões:
Usuário direto:
externo: a pessoa ou organização externa; aquele que, realmente, utiliza o produto/serviço final da organização (vide os "NAVIOS" na figura 1.2); e
interno: responsável por um processo que recebe insumo do processo interno anterior (vide o Setor 13 em relação ao Setor 12 na figura 1.2).
Usuário indireto:
em potencial: a pessoa que nunca utilizou o produto/serviço da organização, mas que tem possibilidades de vir a utilizá-lo no futuro. Por exemplo: uma pessoa que nunca utilizou transporte aéreo e, repentinamente, necessita fazer uma viagem; e
a comunidade: as pessoas em torno da organização que não são usuários, mas que podem ser afetadas, de alguma forma (maléfica ou beneficamente), pelos seus produtos/serviços. Por exemplo: a vizinhança de uma indústria de agrotóxicos que não utiliza os produtos fabricados pela mesma. Caso haja um vazamento de grandes proporções, a população poderá ser afetada pela liberação de produtos tóxicos.
- Produto/Serviço
É o resultado de um sistema, processo ou subprocesso, ou seja, toda saída do processo, desejável ou não, que causa impacto no usuário (vide o produto resultante do subprocesso n° 2 na figura 1.2).
O produto/serviço pode ser algo tangível (um bem), algo intangível (uma informação) ou um procedimento (um software).
- Fornecedor
Qualquer entidade, pessoa ou processo que introduz insumos no processo em estudo (vide a Divisão Técnica na figura 1.2).
- Insumo
Todos os produtos, serviços ou informações que são introduzidos no processo (vide os insumos fornecidos pela Divisão Técnica ao subprocesso n° 1 na figura 1.2).
...