Gestão Financeira
Por: Jojo1234 • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 549 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
AD2 – Gestão Financeira
1 – Assunto: Gestão do capital de giro em micro e pequenas empresas.
2 – Referência Bibliográfica: Revista FACEF Pesquisa Desenvolvimento e Gestão. Autores: Renaldo Antonio SOUZA, Antonio Artur de Souza. Ano: 2011. Congresso:
3 – Resumo:
As micro e pequenas empresas são de extrema importância para o sistema econômico do país, oferecendo emprego, proporcionando crescimento econômico e estimulando a competitividade. São mais flexíveis favorecendo a produtividade e a eficiência de bens e serviços e apresentando como foco satisfazer as necessidades de determinado setor ou mercado consumidor.
No contexto socioeconômico de um país, as pequenas empresas são muito importantes, pois proporcionam o aumento da produtividade do que se carece, ajudando a reestruturação da economia de uma nação. Elas atuam como amortecedores dos efeitos da flutuação econômica de uma nação; mantêm um nível de atividades econômicas de algumas regiões e atuam como complemento das grandes empresas, assimilando, adaptando e, às vezes, criando tecnologias, produtos e processos. As micro e pequenas empresas são fatores de estabilidade social, pois com a sua capacidade de gerar empregos, distribuir renda e girar a economia, as micro e pequenas empresas são fatores de estabilidade social.
No Brasil, o SEBRAE, para definir micro e pequena empresa, usa como critério o número de empregados, 9 para o ramo de comércio e serviços, e 19 para o ramo industrial.
Essas empresas apresentam como ponto negativo, altos índices de mortalidade, por apresentarem dificuldades de gestão como falhas gerenciais que envolvem a falta de capital de giro, ponto/local inadequado, problemas financeiros e falta de conhecimentos administrativos. Muitos as vêem como grandes empresas que ainda não cresceram e recorrem a técnicas administrativas normalmente empregadas nas grandes empresas.
O proprietário de micro e pequenas empresas deve compreender o que é gerir e controlar os recursos oriundos da movimentação financeira de curto prazo da empresa, que envolvem os componentes do capital de giro, como a administração do caixa, administração de contas a receber e administração dos estoques.
4 - Conclusão
As micro e pequenas empresas são muito importantes para o desenvolvimento econômico do país. Porém apresentam um alto índice de mortalidade devido a falta de capital de giro e má gestão financeira, contribuem até mesmo para o encerramento prematuro de suas atividades. O artigo é interessante e útil, pois tenta encontrar formas de solucionar estes problemas no comércio varejista do município de Passos – MG, realizando a gestão de seu capital de giro.
2 - O Termômetro de Liquidez (TL) é conhecido como o índice de liquidez do modelo dinâmico. É encontrado através da seguinte fórmula:
Sendo: T = saldo de tesouraria
NCG = necessidade de capital de giro
O TL permite efetuar um diagnóstico das empresas no curto e no curtíssimo prazo e medir a situação econômica e financeira a partir das informações constantes nas contas do balanço dinâmico para qualquer período pertinente de análise. Quanto mais negativo for o valor apresentado pelo indicador, significando maior utilização de recursos de curto prazo originados das instituições financeiras, pior tenderá a ser a situação financeira da empresa.
...