Gestão Urbana
Por: janelu • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.760 Palavras (16 Páginas) • 262 Visualizações
EDUARDO SILVA LIMA / RA- 386089
IZABEL CRISTINA GOMES / RA-371437
JANAINA DA SILVA BENITES / RA-372261
NILZA PACHECO DE QUEIROZ / RA- 381699
TANIA MAURA DE MORAES / RA- 377374
GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS
ESTUDO DE CASO: TRANSPORTE PÚBLICO
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL. JOANA DE ALBUQUERQUE NUNES
PROFESSOR-TUTOR. ME. ROSEMEIRE FARIAS
CUIABÁ/MT
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1. TRANSPORTE COLETIVO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL 05
2. DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO 09
3. PLANO DE MELHORIAS 11
3.1. Valores da Administração na Nova Gestão 11
3.2. Principais Objetivos 12
3.3. Principais Obras 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
ANEXOS 16
INTRODUÇÃO
O presente estudo constitui em apresentar, uma proposta de melhoria para um serviço público: o transporte coletivo.
O Município escolhido para o presente estudo de caso chama-se Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. No caso em tela, a cidade de Cuiabá, que se encontra em pleno desenvolvimento estrutural, devido as obras destinadas a Copa do Mundo de 2014, de qual será uma das sedes teve no século XVII como principal atividade a mineração, a busca pelo ouro, ainda que por um período relativamente curto, porém fez com que a cidade fosse localizada estrategicamente entre as bacias Amazônica e do Paraná-Paraguai.
Fundada em 1719, passou por várias funções geográficas, atendendo a demanda do país, até que nos anos 60, com a criação de Brasília obteve uma maior comunicação com o resto do país.
Formando uma conurbação com o município de Várzea Grande, Cuiabá possui uma população de 561.329 habitantes segundo o resultado do Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010[1], contando com uma área de 3.495,424 km². A região metropolitana engloba ainda outros municípios como, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Chapada dos Guimarães, formando um aglomerado urbano próximo de atingir um milhão de habitantes.
Como já citamos aqui, quando se trata de aglomerado urbano tem que ser incluir Cuiabá e Várzea Grande em conjunto, visto que os problemas e desafios nessa área devem ser solucionados de forma intermunicipal. Ainda que respeitando as competências constitucionais de cada um, boa parte do problema viário da Grande Cuiabá pode ser resolvida de forma conjunta.
Segundo dados de 2010 da Prefeitura de Cuiabá[2], são mais de 280 (duzentos e oitenta) mil cuiabanos (aqui contados com usuários da cidade de Várzea Grande) que utilizam o transporte público todos os dias, divididos em apensas quatro empresas: “Pantanal Transportes” com 211 ônibus, “Norte Sul Transportes” contando com 102 ônibus, “Integração Transportes” com apenas 67 ônibus, que juntas forma a frota da cidade de Cuiabá, sendo que “União Transporte” engloba a frota da cidade de Várzea Grande com 78 ônibus e a frota intermunicipal (Cuiabá/Várzea Grande) com 92 ônibus. Apesar do número total ser de 458 ônibus, percebe-se que nem todos são utilizados no mesmo período, e que muitos encontram-se em estado péssimo de conservação e outros até quebrados e já não circulam mais.
Dados mais recentes apontam que já são 320 (trezentos e vinte) mil usuários do transporte público, sendo evidente, todos os dias, devido a lotação dos ônibus em quase todas as rotas que o número de veículos não suprem a necessidade da Grande Cuiabá.
Conforme dados ainda da Prefeitura de Cuiabá, são dois mil e quinhentos funcionários que integram o transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso. Número esse também insuficiente, visto que em muitos casos funcionários excedem o tempo inicial de trabalho por falta de funcionários no quadro.
Hoje Cuiabá, se assemelha a grandes metrópoles como São Paulo, as duas são apontadas por estudos da organização “Mobilize Brasil”, divulgados em Novembro de 2011, como as capitais brasileiras que mais enfrentam problemas de mobilidade urbana, em função do excessivo uso de automóveis, reflexo direto do serviço público de transporte ineficiente.
1. TRANSPORTE COLETIVO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL
O sistema viário da Grande Cuiabá é um dos grandes e velhos problemas da capital de Mato Grosso, com o crescente número de carros nas ruas, e um transporte público ineficiente, percebe-se que a população espera mais dos gestores municipais, que necessitam se unirem para que seja colocada em prática uma nova gestão urbana, não só no transporte público, mas em todo sistema viário.
...