Gestão administrativa clássica
Por: giselejofre • 21/3/2016 • Trabalho acadêmico • 642 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
Gestão administrativa clássica
Conforme falado no capítulo anterior a administração cientifica deu início com a teoria de Taylor, mas o que muitas pessoas não sabem é que Henri Fayol também iniciou os estudos da administração no mesmo período que Taylor. Com ideias diferentes desenvolveram o que chamamos de administração cientifica, com os estudos avançados Fayol percebeu que era preciso mais, que precisava reorganizar o chão de fábrica, desenvolvendo então a administração clássica.
* Escola de administração cientifica: foi desenvolvida nos Estados Unidos por engenheiro e entre eles estava Taylor, tinha por objetivo aumentar a eficiência dos operários, assim aumentando a produção da empresa.
* Teoria Clássica: Deu início na França com Henri Fayol e outros estudiosos, foi a partir da teoria cientifica que Taylor percebeu que poderia melhorar e criar os departamentos dentro das organizações, ele permaneceu com a ideia de que era necessário a divisão dos operadores com os supervisores e gerentes, mas mostrou que podia ter a divisão dos departamentos para facilitar e agilizar o desenvolvimento dentro da organização.
Origem da abordagem clássica
A abordagem clássica deu origem com a revolução industrial no decorrer do século XVIII, dando condições para o estudo da administração, pode-se dizer que foi com o capitalismo que surgiu as grandes mudanças e disponibilidades de estudos da administração.
As empresas começaram a crescer rapidamente e com esse crescimento abundante teve a desordem dos processos dentro das organizações, fazendo assim com que Taylor buscasse novas fontes para organizar toda a bagunça.
Com a chegada do capitalismo tivemos a produção em massa, dessa forma aumentando a quantidades de operários nas organizações, então surgiu a divisão de trabalho entre gerentes e operários, para evitar desperdícios e economizar na mão de obra. Dessa forma é criada a possibilidade para que Fayol pudesse colocar em pratica suas ideias.
Teoria clássica de administração
Enquanto a administração cientifica era desenvolvida por Taylor e outros engenheiros nos E.U.A, na França em 1916 surge a teoria clássica da administração. A teoria cientifica buscava entender e melhorar as tarefas executada pelos operários e a teoria clássica frisava que a organização devia possuir uma estrutura para ser eficiente. Era vista a organização como um todo, garantindo eficiência para todos os departamentos.
Foi após o termino da segunda guerra mundial, na década do século XX que surge a administração clássica. Fayol, fundador da teoria clássica via a empresa como um todo, tornando-se uma ideia que rapidamente superou os princípios de Taylor sobre a administração.
A obra de Fayol
Henri Fayol (1841-1925), o fundador da Teoria clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução industrial e, mais tarde, da primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera na qual fez sua carreira. Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Administration Industrielle
...