Gestão da Produção
Por: feijoh007 • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Sistema de produção – Definição
Processo de transformação
Estratégias de cada setor: Fatores estratégicos para aumentar as vendas, qualidade dos produtos, redução de tempo de Setup, acidentes.
Evolução do setor metal-mecânico
PCP da Empresa do Trabalho, noção e conceitos de PCP;
É a gestão eficaz das atividades de transformação de insumos, como matérias-primas em produtos acabados e serviços. (MARTINS; LAUGENI, 2005).
MARTINS, Petrônio Garcia; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da produção. 2. ed. Ver., aum. e atual – São Paulo : Saraiva, 2005.
Administração da Produção – Definição
É a gestão eficaz das atividades de transformação de insumos, como matérias-primas em produtos acabados e serviços. (MARTINS; LAUGENI, 2005).
Moreira (1998, p 1.), relata que “ao longo do tempo, designação de Administração da Produção vem sendo com fundida com atividade fabril”, o que segundo o autor não está totalmente incorreto, entretanto é importante ressaltar que esta é incompleta, pois este é um tópico que se estende aos mais variados ramos, como bancos, hospitais, escolas, aeroportos, dentre outras atividades classificadas como serviços.
Sistemas de Produção
Segundo Moreira (1998), é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidos na produção de bens e, ou serviços. Dentro dele, pode-se destacar alguns elementos considerados fundamentais, como insumos, processos de criação e conversão, produtos e serviços, e o subsistema de controle.
MOREIRA, A. Daniel: Administração da produção e operações. 3. ed. – São Paulo: Pioneira, 1998.
PCP da empresa do trabalho
O planejamento da programação e do controle da produção (PPCP), consiste em uma função administrativa que realiza o gerenciamento das atividades produtivas, desde as quantidades produzidas até o layout que proporcionam melhor aproveitamento do espaço. Segundo Martins e Laugeni (2005), “PPCP é uma área de decisão da manufatura, cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento quanto ao controle dos recursos do processo produtivo afim de gerar bens e serviços”.
O PPCP atua ao lado da gerencia na tomada de decisão. Como ele detém diversas informações sobre o processo produtivo como um todo, como por exemplo; como produzir, quanto produzir, o que produzir, etc., além de situações como controle de matéria-prima e de pessoal, pode disponibilizar com precisão informações para a direção, facilitando no planejamento das estratégias competitivas da empresa.
Segundo (CHIAVENATTO, p. 343), o movimento do DO surgiu em 1962, congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento, sendo que a maioria destes autores é constituída de consultores especializados em DO. Este grupo desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento das organizações, o qual recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional, em uma época, em que os EUA passavam por constante transformação, avançando numa era pós-industrial, com novas tecnologias, movimentos sociais, envolvimento em guerras como a do Vietnã, conflitos raciais, e diante deste cenário, encontravam-se as organizações, sem saber como agir.
...