Gestão de Negócios
Por: josiiit • 4/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.750 Palavras (7 Páginas) • 366 Visualizações
JOSELITA ELOI TELES
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE NEGÓCIO:
PARA O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
SENADOR CANEDO - GO
2017
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CAMPUS SENADOR CANEDO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA
JOSELITA ELOI TELES
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE NEGÓCIO:
PARA O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI
Projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico no Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica em Logística - Universidade Estadual de Goiás – Campus Senador Canedo.
Orientador: Professor Doutor Raimundo Márcio Mota de Castro (Ph.D.)
SENADOR CANEDO - GO
2017
Dedico a todas as pessoas que contribuíram para a concretização desse trabalho, em especial a minha mãe Josefina Jerônima do Nascimento (em memória) que não mediu esforços para incentivar meus estudos.
Agradeço a Deus a oportunidade da vida, que sempre me impulsionou a busca de crescimento pessoal, aos meus filhos a quem precisei ser exemplo, ao Sebrae pelo movimento de empreendedorismo e ações voltadas ao micro empreendedor individual, ao professor Raimundo Márcio Mota de Castro pelo compartilhamento do seu conhecimento.
O reconhecimento do sucesso é efêmero. Os efeitos do Fracasso são mais duradouros. Empreender significa saber administrar ambos.
Renato Bernhoelf, (1997).
SUMÁRIO
1 TEMA 3
2 PROBLEMA 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 OBJETIVOS 6
4.1 Objetivo Geral 6
4.2 Objetivos Específicos 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
6 METODOLOGIA 9
7 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
TEMA
A Importância da Gestão de Negócios: voltada ao Empreendedor Individual – MEI.
A escolha pelo tema deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC basea-se no interesse pelo desenvolvimento e capacitação, com aproveitamento para o micro empreendedor, na discussão de alternativas e modelos desenvolvimentistas adequados ao empreendedor com baixo poder aquisitivo, com ênfase ao mercado de prestação de serviços, com a expectativa de ter ampliada a demanda proveitosa que fortaleça e privilegie as pequenas empresas, ampliando sua permanecia efetiva no mercado.
PROBLEMA
O Plano de negócio é a necessidade primordial para o empreendedor aumentar a possibilidade do sucesso do seu negócio, a gestão de negócios é composta por algumas áreas que fundamentam a melhor logística na obtenção de resultados positivos e a certeza de se manter no mundo dos negócios com sucesso assegurado.
A Gestão de Negócio pode ser uma ferramenta de melhoria para o micro empreendedor individual - MEI?
Pretende-se utilizar esta pergunta como norteadora e motivo principal na elaboração desta pesquisa, buscando entender de que forma a gestão de negócios trará resultados de excelência para o MEI, esse setor tem enfrentado dificuldades diante da atual reestruturação econômica, exatamente por ser composto por empreendedores com pouco poder aquisitivo, e que mesmo com um custo menor de impostação, passa por dificuldades econômicas para se manter no cenário comercial, necessitando assumir seu importante papel social.
JUSTIFICATIVA
O escopo desse trabalho será aplicar os conceitos da Gestão de Negócios, procurando aumentar o período de vida útil voltado a micro empresa do ramo de locações de brinquedos.
Considera-se de grande importância pessoal pela autora, e social conforme pesquisa, são poucos Micro Empreendedores Individual - MEI que utilizam as ferramentas corretas ao iniciar o negócio próprio, exatamente por desconhecerem e pela pouca bibliografia de auxílio específico ao micro empreendedor individual. Trata-se de um estudo relevante, diante da proposta de teorias e conhecimentos em torno da Gestão de Negócios, que adquirimos ao longo da atividade acadêmica.
Justifica-se, também, porque ao elaborar a proposta de ações logísticas que facilitarão o conhecimento da situação concreta de mercado, onde se depara com um problema específico, vivenciados pelo Micro Empreendedores Individual. Os deixarão melhor preparados para conduzir o próprio negócio.
Rebouças (2010, p. 155) alega que os executivos ao serem questionados como projetam seu negócio para o futuro, demonstram imaturidade ao responder que idealiza que a empresa seja “maior”.
Na realidade existem muitas razões para preocupação com o crescimento. Provavelmente, a afirmação mais freqüente seja: ”Você tem que crescer ou morrer.” O que deve ser apreciado, entretanto, é que maior para uma empresa tem enormes implicações para o seu modelo de gestão. Envolve um modo de vida diferente, para o qual muitos executivos podem não estar preparados, em termos de comportamento, habilidade ou capacitação. (REBOUÇAS, 2010, p. 155)
Assim, somente agregando o conhecimento com a prática os empreendedores estarão capacitados a gerir com eficiência e eficácia, para tal, é importante se analise a situação interna e externa que poderão interferir no plano de gestão, sendo o plano de negócio importante para que se estabeleça os parâmetros positivos e negativos do empreendimento.
OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Refletir sobre a importância do plano de negócio como ferramenta na gestão, a forma eficaz de aplicar a micro empresa e avaliar os resultados.
4.2 Objetivos Específicos
- Identificar a necessidade do plano de negócio;
- Levantar as oportunidades financeiras;
- Observar ferramentas eficientes;
- Sugerir atividades compatíveis ao MEI.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A gestão de negócio equivale a procura de soluções adequadas a modernidade na superação dos empecilhos encontrados da administração de uma empresa, sendo um ramo da ciência humana por agregar as pessoas e os negócios com modelos e técnicas administrativas, criando a possibilidade de prevenção ao fracasso com a falência e fechamento de negócio idealizado, utiliza-se a ciência da administração, sendo a logística uma de sua ramificação. Em consonância com Arbache [et. al] (2011, p. 28), “A gestão logística eficiente pode auxiliar a empresa bem posicionada no mercado, em termos de produto ou serviço, a diferenciar-se por meio da redução de custos operacionais ou de serviço bem feito (de maior valor aos olhos do cliente”.
...