Gestão de Negócios Internacionais
Por: Solangef • 28/5/2015 • Resenha • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 580 Visualizações
[pic 1]
Gestão de Negócios Internacionais
5º Semestre de Administração
Impasse que o Brasil tem com outros países
NOMES: RA:
Gisele Caroline Ferreira RA 6264223934
Maria do Socorro de Farias Lima RA 4200053390
Tayná Maria Alves da Silva RA 581923898 Turma A
Sumaré
2015
Introdução:
Sumário:
Impasse que o Brasil tem com outros países
Em 2012 o Brasil ficou em alerta com os EUA com um possível embargo ao suco de laranja brasileiro e provocou temor entre os produtores e representantes do setor.
A medida motivada pela presença do fungicida Carbendazim no produto embarcado para o mercado Norte Americano, uma vez que a substância é proibida no país.
As vendas para os Estados Unidos representam 15% das exportações brasileiras do suco. Entretanto, assim como todos os casos de embargos que aconteceram ao longo da história, é só no primeiro instante depois todos caem na real e então em um acordo.
Os Americanos e suas Políticas Comerciais Protecionistas, não aceitam nenhum tipo de resíduo do Carbendazim. Na verdade houve embarques contínuos aos Estados Unidos, o que levantou a suspeita de ter havido burla proposital as leis Americanas, o que nos expõem ao risco de outros embargos e de futuras indenizações.
O mundo está mudando com uma enorme velocidade e a preocupação com a qualidade dos alimentos é cada vez maior, principalmente nos países Desenvolvidos.
Em julho de 2006 a Argentina e Japão também confirmaram ao Governo Brasileiro o embargo à carne de frango, em resposta ao foco da doença de Newcastle, diagnosticado no município de Vale Real, no Rio Grande do Sul. O Japão disse que o embargo vale para produtos produzidos num raio de 50 quilômetros a partir do foco. Só dois países fizeram o embargo nesse ano.
A Ampliação do Mercado foi destaque do Agronegócio Brasileiro em 2014
Já no ano passado (2014), foi marcado pela ampliação e manutenção de mercados no Agronegócio Brasileiro, com ênfase em questões Sanitárias e Fitossanitárias. Dentre os países que abriram o mercado para os produtos brasileiros estão: Rússia, México, Japão, África do Sul, China, Coréia do Sul, Colômbia, Iraque, Irã, Egito, e Tailândia.
Dentre as negociações na área de produtos de origem animal, destacou-se a abertura do mercado Russo. Em agosto de 2014 a Rússia anunciou liberação de estabelecimentos brasileiros habilitados para exportação de carne de aves, suínos, bovinos, miúdos bovinos, além de produtos lácteos para aquele país. Atualmente o Brasil possui 162 estabelecimentos habilitados para exportar para a Rússia.
Também destaca-se em 2014 a exportação de carne suína pelo estado de Santa Catarina para o Japão e carne de frango para o México.
Após nove anos de negociação, a África do Sul suspendeu o embargo à carne suína brasileira, o embargo começou em 2005, quando o Brasil teve os últimos casos de Febre Aftosa. E mais, a Colômbia, habilitou o Brasil a exportação do couro bovino, a Coréia do Sul para a gelatina, a Tailândia o Tabaco e o Iraque de bovinos vivos.
O registro de dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), em 2012 e 2014, resultou no embargo da carne bovina brasileira pelo Irã, Egito e China. Mas após negociações com autoridades os embargos foram suspensos.
...