Gestão de conhecimento e vantagem competitiva
Por: malacy.serafim • 16/11/2015 • Resenha • 563 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNI
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MariaLací Serafim
Belo Horizonte
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE-UNI
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
No presente trabalho do segundo módulo do curso de gestão de Recursos Humanos da matéria Planejamento Estratégico apresenta uma resenha crítica sobre: Gestão de conhecimento como vantagem competitiva.
Orientador (a):Rodrigo Costa.
Belo Horizonte
2015
GESTÂO DE CONHECIMENTO COMO VANTAGEM COMPETITIVA
Gestão de conhecimento é um conjunto de processos e sistemas que enriquecem o capital intelectual de uma organização, gerando vantagem competitiva. A estratégia transforma bens intelectuais da organização informações registradas e talentos de seus membros em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade. Para alcançar seus objetivos é preciso ter uma visão macro da organização e sua ambiência. O conhecimento está dentro da cabeça das pessoas (conhecimento é poder).
Utilizando a gestão de conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento dos seus colaboradores, os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho fui com maior eficiência qualidade e educação. De forma geral, acredita-se que boa prática de gestão do conhecimento influência direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização. O papel do RH nos elementos da gestão do conhecimento usam alguns métodos;
_padronização (uso de códigos e regimentos)
_conversão do conhecimento(compartilhamento)
_modelo de gestão (gestão por competência)
_objetivos e metas. A gestão de conhecimento como vantagem competitiva, agilidade e segurança na tomada de decisão, inovação, conhecer os pontos fortes e fracos da organização, melhoria na capacidade de atrair profissionais alinhados aos objetivos organizacionais. Observar o máximo de ideias que as pessoas tem aí a junção destas ideias que vão trazer inovação, nós estamos na era da economia do conhecimento, criar um produto novo, saber qual é a essência da necessidade daquele cliente. A missão da Disney, é vender sonhos, o foco deles não e visar só o lucro e sim proporcionar diversão, alegria para as pessoas que vão visitar a Disney. Maioria das pessoas crianças, adultos independentemente da idade saem de lá encantados com o desejo de voltar no ano seguinte (no caso de estrangeiros).
Existem dois tipos de conhecimentos, explicito e tácito: o explicito é aquele fica claro e o tácito são experiências que está dentro de cada pessoa, o que elas sabem fazer, seus valores etc.
A google por exemplo é uma bela empresa para se trabalhar ela se preocupa com o bem estar dos funcionários, tem um ambiente que propicia as pessoas condições favoráveis a geração e/ ou ampliação de conhecimentos. Fazer processo de socialização, com os funcionários, brincadeiras, você também aprende pela observação pelo conhecimento da pessoa (no caso do treinamento).
...