Gestão de empresas industriais e seus diversos aspectos
Pesquisas Acadêmicas: Gestão de empresas industriais e seus diversos aspectos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kirinha • 3/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.358 Palavras (10 Páginas) • 268 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Diferença entre a apuração do custo de uma industria em relação a uma empresa do comercio varejista ....................................................................................4
2.2 Métodos de custeio: Diferença entre custeio variável e custeio por absorção.......5
2.3 Preço de venda e a geração do lucro.....................................................................5
2.4 Unidades equivalentes de produção......................................................................7
2.5 Custeio ABC...........................................................................................................8
2.6 Ponto de Equilibrio.................................................................................................9
2.7 A importância de um sistema de informação integrado na empresa.....................9
2.8 A aplicabilidade da contabilidade gerencial dentro da organização empresarial.10
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir tem como base a gestão das empresas industriais e seus vários aspectos e como a contabilidade deve trabalhar em tais empresas.
Dentre os temas propostos podem-se citar como são apurados os custos através de diferentes métodos, como se elabora e se calcula o preço da venda, qual o tratamento dado aos custos de produtos que ainda estão em elaboração, entre outros assuntos relevantes.
De modo geral, a elaboração do trabalho veio trazer maior clareza de como funciona uma empresa industrial e como a contabilidade deve agir para transmitir informações sempre precisas, que irão ajudar na tomada de decisões, e trouxe também uma melhor visão das matérias estudadas, facilitando assim a compreensão e o aprendizado.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DIFERENÇA ENTRE A APRURAÇÃO DO CUSTO DE UMA INDÚSTRIA EM RELAÇÃO A UMA EMPRESA DO COMERCIO VAREJISTA.
O custo da mercadoria vendida (CMV) é apurado com base nas mercadorias que foram vendidas, pois os custos ocorrem apenas no momento da venda. De modo simples e resumido para apurar o CMV é necessário saber todos os gastos incorridos para que os produtos sejam adquiridos e diminuir desse valor todos os impostos que sejam considerados recuperáveis.
O CMV pode ser apurado pela venda de cada unidade ou através da somatória de todos os produtos que foram adquiridos no período e subtraindo-se todos os produtos que foram vendidos nesse mesmo período e esse resultado pode calculado com a seguinte formula: CMV=EI+C-EF.
No Custo dos Produtos Vendidos (CPV), os custos são referentes a todos os materiais e mão-de-obra que foram utilizados para a elaboração do produto.
Para apurar o CPV é necessário que se observe os vários custos que vão ocorrendo durante o processo de fabricação e que podem ter relação direta ou indireta com o produto.
Os custos diretos podem ser facilmente identificados e alocados ao produto, que é o caso da matéria-prima, já os custos indiretos não podem ser alocados diretamente ao produto, pois estão relacionados aos diversos departamentos do setor produtivo e não apenas ao setor de fabricação que é o caso do salário do supervisor da fabrica, do aluguel da fabrica, necessitando assim, que sejam rateados e distribuídos proporcionalmente a cada produto.
Portanto a diferença entre dois métodos de apuração dos custos é que no comercio varejista a apuração se da a partir da venda de mercadorias e na indústria essa apuração é feita através dos produtos que vão sendo produzidos.
2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO: DIFERENÇA ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Os métodos de custeio mais comuns são: o custeio por absorção e o custeio variável.
O método de custeio por absorção consiste em reunir todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) para que seja feita a distribuição adequada de cada um deles com relação ao produto. Os custos diretos e os custos variáveis são facilmente identificados e consequentemente facilmente incluídos ao valor do produto, já os custos fixos e os custos indiretos necessitam ser rateados para que os valores dos mesmos sejam incluídos proporcionalmente ao produto.
O método de custeio variável, como o próprio nome já diz, leva em consideração somente os custos variáveis (diretos e indiretos), excluindo-se assim, os custos fixos, pois esses são lançados como despesas nas contas de resultado da empresa industrial.
Apesar de ser muito útil para fins gerenciais, esse método não é aceito no Brasil para fins fiscais.
2.3 PREÇO DA VENDA E GERAÇÃO DO LUCRO
Para formar o preço da venda é necessário que se conheça todos os custos envolvidos na produção e comercialização do produto.
A venda dos produtos é a principal fonte de receita, receita esta que deverá cobrir todos os custos e despesas e ainda sim obter lucro.
Alem do custo unitário do produto, vários outros fatores devem ser analisados para se formar o preço da venda, tais como: o preço da concorrência, os gastos com departamentos administrativos e de vendas, entre outros. Pois tais fatores alteram significativamente o preço total do produto e consequentemente a quantidade que será vendida.
Podemos tomar como exemplo a empresa A, que produz e comercializa determinado produto, e a empresa B que produz e comercializa um produto muito semelhante, com a mesma qualidade e por um preço menor, é evidente que os consumidores vão preferir comprar o produto da empresa B, pois se tornará mais vantajosa a compra desse produto. Por isso se faz necessária uma pesquisa de mercado
...