TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de estoque

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.262 Palavras (18 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

1.1Gestão de estoque

            A necessidade de profissionalização da administração é uma realidade nos tempos atuais. Dada a crescente agressividade da concorrência, a avalanche de informações e produtos gerada pela globalização e a redução dos parâmetros de tempo e espaço causados pela internet, somente as empresas mais preparadas e adaptadas às mudanças do cenário mercadológico permanecem.(BIAZZI,2002)

            A gestão de estoques, assim como outras áreas relativas às operações, muitas vezes recebe menor atenção  por parte dos empresários. Este fato pode prejudicar a saúde da empresa ou reduzir sua lucratividade. Os estoques são drenos, às vezes imperceptíveis, do fluxo de caixa das empresas, podendo ser os grandes responsáveis por problemas financeiros, falta de liquidez ou deficiências no atendimento (BIAZZI,2002)

O referido trabalho traz uma reflexão sobre o quanto é importante para uma organização se ter um bom planejamento na gestão de estoque, e o quanto é útil para se ter  uma redução nos custos da empresa. Estoque pode ser definido como certa quantidade de matéria-prima ou produto acabado que ainda não foi consumido para produção ou comprado/entregue ao cliente. ROSA (2000)

Estoque ainda pode ser definido como  um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa. Dessa forma, todo item armazenado em um depósito, almoxarifado, prateleira, gaveta ou armário para ser utilizado pela empresa em suas atividades – de produção ou administrativa – é considerado um item do estoque da organização. FLORES (2008)

O estoque reflete um desequilíbrio entre a oferta e a demanda e pode ser gerado em duas categorias: intencional e ocasionado por falta de planejamento. A formação de estoque de forma intencional, se da pelo interesse da organização no suprimento de matéria-prima visando obter vantagem em comprar maior volume de produto, o que pode levar à redução de custo de aquisição ou a redução de custo de transporte, entre outros. Na produção de produtos acabados pode ocorrer situação em que o lote produção gere uma redução significativa do custo de produção justificando o custo de estoque. ALVARENGA E NOVAES (2011)

No caso de estoque ocasionado por falta de planejamento não existe desculpas para a área de logística da organização, pois é inadmissível admitir a hipótese de se tratar  questão de estoque sem planejamento. Nesse caso, o gestor deve repensar toda a estrutura da equipe de logística e da alta direção da organização visando implantar o planejamento de estoque e de logística da organização. POZO (2010)

Com o conceito de estoque definimos outro termo que é usado para a organização dele, chamado controle ou gestão de estoque.

                 O processo de gestão de estoque é definido por etapas ou procedimentos, que determinam uma ferramenta importante nas tomadas de decisões, de programação e operação. A principal função ou objetivo da gestão de estoques consiste na busca para achar o equilíbrio entre estoque e consumo, existem dois modelos de estoques, os gerenciamentos manual, que utilizam fichas e não dispõe de equipamentos informatizados e os gerenciamentos mecanizados, utilizados em empresas que utilizam controle por meio de mecanismos informatizados. PASIN E FERNANDES (2008)

             

 1.2. PERGUNTA DO PROJETO

Refletindo sobre o tema me remeto a observar a organização logística da rede empresarial local e é nesse momento  que compreendo  a importância do planejamento de estoque,  ou melhor, a falta de planejamento eficiente no que se refere à Gestão de estoque para reduzir custos e prejuízos.

COMO O PLANEJAMENTO DE GESTÃO DE ESTOQUE PODE SER IMPORTANTE PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS ?

1.3HIPÓTESE

1.3.1 H0: Uma boa gestão do estoque não vai gerar para a organização um rendimento melhor e uma diminuição no custo.

1.3.2 H1: Uma boa gestão de estoque vai gerar para a organização um rendimento melhor e uma diminuição no custo.

1.4 OBJETIVO

1.4.1 Objetivo geral : Analisar como o planejamento  é importante na gestão de estoque para redução de custos.

1.4.2 Objetivos específicos :

  • Resolver a questão dos custos e disponibilidade dos produtos visando a satisfação do cliente.
  • Evitar gastos desnecessários com estratégias que não apresentarão resultados
  • Apresentar alternativas viáveis e eficientes para alcançar o que foi traçado

                         

1.5 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho surgiu da necessidade de se compreender melhor essa relação entre estoque x custo e quanto é importante se ter esse planejamento para que a organização chegue ao sucesso.

Tendo em vista que para tentar amenizar as rápidas mudanças no cenário mundial, novas tecnologias são constantemente desenvolvidas e introduzidas no mercado. Porém elas não são financeiramente acessíveis a todas as empresas. Empresas recém consolidadas no mercado são, geralmente, carentes de tecnologias baratas e eficazes, principalmente no que diz respeito à troca de informações pelos seus setores internos, que é o caso da empresa em questão. (SILVA; MARTINS; MARTINS, 2007).

 Portando para que possa da continuidade a competitividade desta empresa está ligada a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ou métodos que possam atender suas necessidades, sem que para isso ela precise dispor de muitos recursos financeiros. Várias pequenas empresas vivem com uma renda que não lhes permitem realizar grandes gastos e investimentos. Muitas vezes, sem que percebam, estas empresas passam a ter um patrimônio cada vez maior em estoque, seja de matéria-prima, de produtos acabado, ou até mesmo de produtos em elaboração. Isso se deve, na maioria das vezes, ao deficiente fluxo de informações e conseqüente má administração dos setores de compra, estoque, produção e vendas. Assim acabam, muitas vezes, fazendo compras desnecessárias e mantendo um nível de vendas divergente de sua capacidade de fornecimento, o que prejudica diretamente seu crescimento e desenvolvimento (SILVA; MARTINS; MARTINS, 2007).

Portanto, quando se fala em gerenciar estoques, é importante remeter-se a relação entre o departamento de compras e finanças. É natural que o departamento de compras busque realizar sua atividade de forma econômica, aproveitando descontos e promoções, muitas vezes, sem observar os custos associados a aquisição e manutenção de materiais dentro da organização, enquanto que a administração financeira busca equilibrar estes custos. FLORES (2008)

Isso significa que as organizações devem se esforçar para o desenvolvimento de alguns métodos e modelos que as auxiliem nessa jornada, como por exemplo alguns modelos matemáticos - previsão de demanda, lotes de compra, estoque de segurança, nível de atendimento , que forneçam bases para a tomada de decisão de acordo a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com