Gramática fácil da lingua inglesa
Por: José Menezes da Silva • 14/6/2015 • Abstract • 549 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
RESUMO DE CONTABILIDADE II
- Explique o processo de escrituração através do conteúdo dos registros contábeis e suas formalidades intrínsecas e extrínsecas.
R: A escrituração é uma técnica contábil que tem como finalidade fazer o registro metódico, ordenado e sistemático de todos os fatos administrativos que afetam qualitativa ou quantitativamente o patrimônio da empresa.
Formalidades intrínsecas= são os aspectos internos do processo de escrituração, ou seja, é o lançamento contábil em si.
Formalidades extrínsecas= = são os aspectos externos do processo de escrituração, ou seja, sofrem influência de terceiros. Ex: numerar e encadernar o livro de registro contábil.
- Explique o processo de evolução e regressão do patrimônio citando um exemplo de cada.
R: O patrimônio é submetido permanentemente a um processo de mutações e variações em função dos atos e fatos administrativos praticados no processo de gestão das empresas e isso pode provocar evolução ou regressão do patrimônio.
Evolução= evidencia resultados econômicos positivos. (aumento da sobra, redução da falta e surgimento da sobra).
Regressão= evidencia resultados econômicos negativos. (redução da sobra, aumento da falta e surgimento da falta).
- Faça uma avaliação do mecanismo de débito e crédito e correlacione com os fatos administrativos.
R: A aplicação do mecanismo de débito e crédito (aplicação e origem de recurso) resulta em dados através dos quais são elaborados os registros contábeis. Esses registros contábeis originam-se dos fatos administrativos praticados pelos gestores da empresa. Assim, no registro contábil de qualquer fato administrativo os elementos débito e crédito sempre estarão presentes.
- Estabeleça a classificação das contas em relação à extensão, ao saldo e ao fim ao qual se destinam. Defina cada uma delas.
R: Quanto à extensão:
- Sintéticas: agrupam elementos da mesma natureza, mas de espécies diferentes. Ex: bancos, fornecedores e clientes. Evidencia níveis de detalhamento da informação contábil.
- Analíticas: agrupam elementos da mesma natureza e espécie. Ex: bancos - itaú, brasil e Santander, fornecedores – rio branco s/a e alto mar s/a, clientes – josé maria e antônio josé. Evidencia o último ou o maior nível de detalhamento da informação contábil.
Quanto ao saldo:
- Devedoras: representam o ativo e as despesas.
- Credoras: representam o passivo, o patrimônio líquido e as receitas
Quanto à função que desempenham:
- Patrimoniais: representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido. Evidenciam a natureza e a situação do patrimônio em uma data determinada. – figuram no balanço patrimonial.
- Resultado: representam as atividades econômicas (receitas e despesas) realizadas pela empresa. Evidenciam se o patrimônio foi administrado lucrativamente ou não em um determinado período de tempo. – figuram na demonstração do resultado do exercício.
- Explique a mecânica de débito e crédito no processo de escrituração dos fatos contábeis.
R: O mecanismo de débito e crédito evidencia o aumento ou redução no saldo de uma conta. As contas do ativo e de despesas tem saldo devedor:
- toda vez que um fato administrativo aumentar o valor dessas contas significa que está ocorrendo uma aplicação de recurso= débito;
- toda vez que um fato administrativo reduzir o valor dessas contas significa que está ocorrendo uma origem de recurso= crédito.
As contas do passivo, patrimônio liquido e receitas tem saldo credor:
...