Habilidades Essenciais dos Negociadores
Por: nilrocha • 21/4/2015 • Dissertação • 1.550 Palavras (7 Páginas) • 218 Visualizações
Habilidades Essenciais dos Negociadores
Depois de aprimorarmos nossos estudos no processo de negociação, percebemos que passaríamos dias discutindo e ainda não conseguiriam abordar tudo o que o assunto nos proporciona. Vimos muitos autores debatendo a respeito, fizemos o mesmo, e chegamos a conclusão que para se ter sucesso na negociação, é preciso estar bem preparado para ela. O negociado deve saber quais são suas habilidades e se não são muito aguçadas deve-se preparar essa necessidade, estudar, buscar informação a respeito com quem vai negociar não ter preguiça de estudar, aprimorar sua capacidade de entendimento do outro, comunicar-se então nem se fala, pois a maior dificuldade de um negociador é a comunicação, a falta de interpretação e a impaciência no escutar. Então relatamos algumas habilidades essenciais: Concentrar-se nas ideias, discutir as proposições, o negociador jamais pode estar preso a mínimos detalhes, assuntos sem muita importância tirando o foco da negociação. Proporcionar alternativas a outra parte, cada um deve-se defender suas ideias e seus interesses, mas não pode fazer disso uma disputa onde a vontade de quere ganhar seja colocada em primeiro lugar, mas a preocupação com a outra parte é fundamental.
Saber ouvir e saber falar é algo pra ser realmente treinado porque temos muita dificuldade no falar e muita ainda no ouvir. Falar somente o necessário, transmitir as ideias com muita clareza, ser objetivo, querer que o outro o compreenda, para se ter um ótimo crescimento na negociação.
Discutimos sobre a questão de saber sobre comportamento humano, como é importante sabermos que o ser humano é imprevisível, portanto estudar esse assunto é também fundamental, são muitas variáveis que podem ocorrer na negociação e muito deles com certeza fatores emocionais, ou até mesmo culturais, falamos sobre a cultura brasileira e o de quaisquer outros pais lembrou-nos da aula quando o professor fala de convidarmos, por exemplo, um Coreano para fechar a negociação numa churrascaria. Ou um Britânico e chegarmos atrasado ao lugar combinado isso é muito sério. Portanto procurar conhecer bem o outro para argumentar e contra argumentar.
Saber-se a outra esta confortável nesse processo, saber pedir um tempo quando a negociação esta muito estressante é importante, pois assim ganha se um tempo e espaço para organizar os pensamentos e garantir um bom resultado. Outro fator que se deve tomar muito cuidado é aproximação por interesse, ou mesmo confundir relacionamentos pessoais com interesse, isso pode atrapalhar tanto o relacionamento como a negociação.
Todas essas habilidades são necessárias, mas acima de tudo deve-se organiza-la e coloca-la em pratica com muito objetivo e vontade de se fazer uma grande negociação.
Qual o papel do negociador neste processo?
Com estas outras existentes e exploráveis cabe ao negociador fazer uso de cada uma delas em momentos e de maneiras adequadas para assim ter sucesso em suas negociações, ou seja, obtendo bons resultados em acordos, realizando negociações ganha-ganha e construindo relações duradouras.
Negociadores profissionais devem ser pessoas altamente qualificadas, pois suas decisões envolvem valores monetários e podem definir o futuro da organização.
Qual a Importância do planejamento da negociação?
Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?
O planejamento de negociação é fundamental, para um resultado satisfatório. Analisamos a frase de Abhaham Lincoln e concordamos ,pois é isso mesmo, para todo e qualquer tipo de desafio temos que nos preparar, e as vezes gastamos maior tempo nos preparando à realização do projeto, e com certeza esse tempo gasto nos trás resultados surpreendentes.
No contexto da negociação é preciso nessa preparação destacar
todas as nossa habilidades e coloca-las em pratica, sendo assim é preciso começar fazendo um excelente planejamento e até mesmo por escrito, já prevendo também possíveis acertos e erros. E no momento da negociação estar preparado para fazer alguns ajustes quando nos deparamos com algo novo ou um não já esperado da outra parte, isso nos faz usar a habilidade da flexibilidade que é bastante usada na negociação. Devemos sempre estar bem atento ao estado emocional, nos preparar muito também para que haja tranquilidade, paciência, pois pode acontecer em algum momento de muita tensão e nesse momento a calma não deixará a negociação se tornar um caos e também não deixar que problemas emocionais interfiram na negociação.
Algumas dicas: FAZER A PLANILHA PAG 157 DO PLT
Utilizando todos esses passos, com certeza teremos uma excelente negociação, pois se sentir seguros e confortável é fundamental para uma boa relação com a outra parte, e com certeza se mantém uma boa imagem pessoal e profissional e até mesmo valorizando a imagem da instituição que se representa.
Problemas de conduta ética
A ética na nossa sociedade esta cada vez mais deturpada, muitas vezes até queremos ser éticos mas a própria sociedade e o mundo capitalista nos envolve de tal maneira que diariamente nos comportamos anti-éticos. Mas vejamos que dentro do processo de negociação devemos estar à todo momento atrelados aos valores éticos senão com certeza por interesse de grandes ganhos agiremos com certeza de forma terrivelmente contra a ética.
Conhecer com quem se negocia e acima de tudo conhecer o comportamento humano nos leva a nos atentar para atitudes éticas e não éticas tanto nossa. Como da outra parte. O problema mais comum é quando o negociador se depara com ele mesmo, agindo de forma desleal e de má fé, levando à outra parte se sentir desrespeitado, lesado, e ver que não cumpriu nada do que prometera.
Dados interessantes:
O que não
...