IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOA FORMA
Por: Jmoc • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 572 Visualizações
FACULDADE CASTELO BRANCO – COLATINA/ES MBA EM GESTÃO DE PESSOAS E RH
IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOA FORMA
JEIELI MADEIRA DE OLIVEIRA CAPETTINI
BAIXO GUANDU – ES 2016
IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA BOA FORMA
INTRODUÇÃO
As empresas atualmente tem passado por grandes transformações e modificações no intuito de acompanhar as rápidas mudanças que o mercado tem exigido. Uma dessas transformações necessárias ao desenvolvimento e sucesso das empresas se refere ao item mais valioso no processo para alcançar os resultados desejados no mundo corporativo, a gestão de pessoas. As empresas que conseguem enxergar que o futuro depende totalmente da qualidade dos talentos que consegue reter no seu quadro, terão mais vantagens competitivas no mercado.
Segundo Bazoli e Hernandes (2010) “a Gestão de Pessoas é uma função gerencial que visa unir os lados de interesse do empregador com os dos empregados, proporcionando um equilíbrio entre as partes e atingindo desta forma o resultado que a empresa busca e o reconhecimento que os empregados querem”.
A importância da implantação de uma estrutura de gestão pessoas é demonstrada a medida que terá colaboradores competentes, trabalhando felizes, engajados e por consequência, trazendo resultados mais satisfatórios aos interesses das empresas.
Nesta visão, o setor de recursos humanos passa a ser conhecido como “um conjunto de princípios estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado” (TOLEDO, 1986 apud FRANCESCHINI, 2013, p.4)
Considerando este contexto, este trabalho tem como objetivo a implantação de um setor de Recursos Humanos na empresa Boa Forma, uma vez que está empresa atualmente não possui um setor estruturado, e sim pessoas que absorvem atividades de departamento de pessoal. A empresa conta com uma quantidade de funcionários expressiva para sua localidade de atuação, e tendo em vista, sua visão de expandir sua participação no mercado, é extremamente necessários a implantação de um setor de Recursos Humanos para agregar ao crescimento da empresa e prover um diferencial competitivo no mercado.
DIAGNÓSTICO DA EMPRESA
A empresa Boa Forma, foco deste estudo, sediada no município de Baixo Guandu-ES, Avenida Carlos de Medeiros nº 56, atua no ramo de confecção e comercialização de roupas e acessórios fitness específico ao público feminino. A empresa está no mercado desde 2010, atualmente composta por 100 funcionários fixos distribuídos nos setores de produção, vendas e administrativo. Sua atuação está centrada no mercado local e se estende ao noroeste do Espírito Santo além de atender outras regiões do estado por meio de canal online.
A Missão da Boa Forma está estabelecida em: “Disponibilizar ao público feminino roupas e equipamentos para prática esportiva de alta qualidade, capazes de proporcionar leveza, flexibilidade e estilo para incentivar a prática esportiva e o estilo de vida saudável.” E sua visão
é: “Se tornar uma franquia reconhecida e de referência na disponibilização de roupas e acessórios esportivos femininos com atuação em todo o estado do Espírito Santo.”
A estrutura da empresa é composta de forma linear, sendo a direção exercida pela proprietária, seguida por cargos de gerência e seus respectivos desdobramentos, conforme demonstrado no organograma abaixo:
[pic 1]
Conforme informado, atualmente, os salários são decididos pela Diretora Geral, e as contratações são realizadas pelo gerente da área em que o colaborador atuará. Os processos de contratação são finalizados pela equipe da área administrativa e financeira com apoio do escritório de contabilidade. Por meio da observação e entrevista direta, constatou-se uma carência de treinamentos e capacitações para acompanhar as mudanças do mercado, ausência de política de cargos e salários e elevado número de rotatividade no setor de produção no cargo de costureiras.
Destarte, verificou-se a necessidade de implantação de um setor de Recursos Humanos no intuito de orientar e dar suporte nas ações da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado de trabalho por meio do melhor gerenciamento dos talentos na empresa.
ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SETOR DE RH
O setor de RH deverá contribuir no diagnóstico e avaliação das necessidade da empresa, considerando seus objetivos, recursos e limitações e assim, orientando e aprimorando as competências dos colaboradores no intuito de atingir os resultados da empresa com maior eficiência.
...