IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE
Por: Aki Achei • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.584 Palavras (7 Páginas) • 734 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Bárbara da Rosa Muniz RA 9679462994
Dárcio Noé Völz Klumb RA 9910158675
Pâmela Domingues da Costa RA 9364305445
Priscila dos Santos Aniceto RA 9146283400
Taís Bach Pollnow RA 9367308252
Rogério da Silva Bitencurt RA 8380811432
PROINTER
RELATÓRIO PARCIAL
Prof. Fabrício Perez Ferreira
PELOTAS 27 DE ABRIL DE 2015.
Introdução
Transformações aconteceram em grandes escalas desde a Era Industrial até a agora em plena era atual, Também na Era da Informação, que teve inicio na década de 90. E a característica que chama a atenção é são as mudanças rápidas, até imprevisível e em muitos casos turbulentos assim digamos que seja a característica principal.
Nas organizações a agilidade, inovação e mudanças são fundamentais por isto a importância de planejamento na área de Recursos Humanos, pois em pleno ambiente empresarial que esta cada vez mais exigida em razão de estar rigoroso e competitivo.
Os Recursos Humanos em sua administração envolve bastantes coisas em que permitem as organizações atrair, reter e desenvolver os talentos humanos.
Com o decorrer do tempo as mesmas precisaram se adaptar com as necessidades humanas em conjunto com clientes, proprietários, fornecedores dirigentes e até colaboradores. Unindo todas as áreas da empresa e o ambiente é fundamental, por que mudanças estão sendo de forma rápida e faz com que as empresas tenham que se adaptar com tudo e possa se manter na competição no mercado.
O nosso estudo propõe a organização do setor de recursos humanos (RH) na empresa Supersoft embora seja de pequeno porte e nova no mercado. Pois momento encontra se em crise com seus clientes, inclusivo internamente com seus colaboradores, E neste momento deve ser feito por quem entende de RH, o intenso movimento de procura pela qualidade e produtividade, o grande diferencial nas empresas são as pessoas que prestam o serviço. Portando é importante para cada funcionário estar motivado e devidamente capacitado em suas tarefas que exercem na empresa.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Chiavenato (2004): “O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento”.
Com nenhuma duvida as mudanças e transformações que vem ocorrendo desde a época modificaram a maneira de administrar pessoas logo após revolução industrial q se estendeu. Até época de 1950 e a intensificação do fenômeno de industrialização em amplitude mundial e os países ficando industrializado implantou a burocracia em um ambiente mais conservador.
Em plena era da Industrialização Neoclássica, O período de 1950 a 1990, iniciou-se após a segunda guerra mundial, tempo em que o mundo iniciou teve mudanças rápidas e intensas, tornou-se rígido e lento demais para seguir próximo das mudanças dos ambientes.
Já na Era da Informação, o aparecimento da globalização da economia e modificando para ser global, o tecnólogo nesta área teve papel importante em munir as condições para que isto ocorresse.
Essas organizações começam a visualizar o capital humano e intelectual.
Segundo Kiernan (1998):
“As organizações iniciam um período de permanente turbulência devido ao impacto das grandes tendências globais que estão passando a quebrar tradicionais paradigmas; essas megatendências criaram a transformação mais drástica e intensa de todas: a elevação exponencial na velocidade, na complexidade e na imprevisibilidade da mudança”.
Isto mostra que ao longo do século XX teve abordagens do tipo: como lidar com as pessoas nas empresas, tanto que os departamentos pessoais foram os primeiros que tinham, e eram órgãos para fazer cumprir exigências legais em relação ao emprego, logo depois foram acrescentadas novas tarefas como o relacionamento da organização com os outros departamentos, a fim de enfrentar problemas sindicais de conteúdo reivindicatório.
Logo aparecem os recursos humanos, Que iam de tarefas operacionais e burocráticas, até desenvolver funções operacionais e táticas, como os órgãos prestadores de serviços especializados, chamados de DRH.
A empresa avaliada foi fundada á 05 anos, por dois irmãos; cuja razão social é SuperSoft LTDA, SuperSoft , seu ramo de negócios é segmento de informática em Perdizes, SP, em um sobrado e conta com 6 funcionários.
Atualmente a empresa conta com 8 clientes na capital e 15 no interior. E foram feitas algumas observações nas áreas da organização destacando suas vantagens e suas anomalias.
Vantagens
São as qualidades, primazias, o que a empresa utiliza para sua referência.
- Empresa já bastante conhecida no mercado com 05 anos de existência;
- Possui sede própria;
- Faturamento costumava ser alto;
- É empresa familiar;
- Clientes confiáveis.
- Ramo de informática cresce constantemente.
Anomalias
É o que esta fora do comum, desigual e irregular perante o desenvolvimento.
- Falta do setor de RH;
- Impasse entre os donos;
- Não possui um controle atualizado dos custos;
- Falta de afinidade e comunicação no dia a dia.
- Mistura de problemas pessoais com profissionais.
- Falta de liberdade para tomar decisões.
- Informações de difícil extração;
- Dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa;
- Necessidade de reorganização da empresa antes de implantação do RH;
- Dificuldade na integração das informações entre os funcionários;
- Necessidade de formulação de procedimentos padrões;
- Maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usá-las.
- Falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento;
Ações para Minimizar as Anomalias
Detectadas as possíveis anomalias da empresa, é apresentado plano de ações que visa, a partir das prioridades a serem estabelecidas com o diretor da empresa, minimizar ou solucionar essas anomalias.
- Implantação do setor de recursos humanos (RH); com representantes de outros setores;
- Inovação de serviços e cursos entre funcionários;
- Estudo do sistema de remuneração da empresa através de pesquisa salarial a fim de verificar em que faixa a remuneração definida pela SuperSoft está localizada no mercado externo, em empresas do mesmo ramo e porte;
- Formalização do processo de avaliação de colaboradores, com prévia preparação dos avaliadores envolvendo os conceitos de percepção, competências ao negócio e outros temas relativos ao processo;
- Levantamento das necessidades de treinamento das equipes a fim de verificar suas carências de conhecimentos, habilidades e atitudes coerentes com as funções exercidas;
- Elaboração de plano individual de treinamento e desenvolvimento Gerencial;
- Criação dos canais de comunicação com os associados e colaboradores onde seja estimulado o clima de contribuição para sugestões e opiniões de todos;
- Realização de campanha motivacional a fim de aumentar o grau de comprometimento com a Empresa e reestabelecer o sentimento de afiliação entre as equipes;
- Esclarecimento sobre as metas e objetivos a serem atingidos pela Empresa;
- Criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente);
- Adaptação para deficientes;
- Melhorar a área de informática com novas tecnologias;
- Implantar responsabilidade sustentável;
- Criação de plano de incentivo;
CONCLUSÃO
Este projeto teve como objetivo principal o estudo para implantação de um setor de um consultor em RH na empresa SuperSoft LTDA; para a realização deste trabalho foram considerados após diagnosticados as análises, as vantagens e anomalias desta empresa. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em grupo através de pesquisas bibliográficas de acordo com o tema em questão e através de pesquisa na internet.
...