IMPLEMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA E INDÚSTRIA 4.0 EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE MANUFATURA
Por: Sah Prado • 3/9/2021 • Projeto de pesquisa • 3.119 Palavras (13 Páginas) • 213 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARULHOS
CURSO DE LOGÍSTICA
ABERDON DIAS DOS SANTOS
GUSTAVO MENDES CORRÊA
JOANA RODRIGUES QUIRINO DA SILVA
LAIS CARMO SANTOS SILVA
SARAH REGINA DO PRADO
COMO A ROTERIZAÇÃO INCORRETA PODE ACARRETAR PROBLEMAS NA LUCRATIVIDADE DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS.
GUARULHOS – SP
2021
ABERDON DIAS DOS SANTOS
GUSTAVO MENDES CORRÊA
JOANA RODRIGUES QUIRINO DA SILVA
LAIS CARMO SANTOS SILVA
SARAH REGINA DO PRADO
COMO A ROTEIRIZAÇÃO INCORRETA PODE ACARRETAR PROBLEMAS NA LUCRATIVIDADE DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS NA CIDADE DE GUARULHOS.
Projeto interdisciplinar apresentado à Faculdade de Tecnologia de Guarulhos – FATEC com intuito de atender a proposta de trabalho do componente Projeto Interdisciplinar II, do curso de Graduação Superior em Tecnologia em Logística.
Orientado – Prof. José de Assis Pereira
GUARULHOS – SP
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4
2 ESCOPO DO PROJETO.................................................................................
2.1 Objetivos...................................................................................................
2.2 Justificativa............................................................................................
2.3 Metodologia............................................................................................
3 DESCRIÇÃO DA EMPRESA............................................................................
4 DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA....................................................................
5 PROPOSTA DE SOLUÇÃO.........................................................................
6 RESULTADOS ESPERADOS.....................................................................
REFERENCIAS ...................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho se propõe a realizar um estudo de caso da distribuição física da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em específico ao processo de roteirização diário na cidade de Guarulhos adotado pela organização, de modo a identificar oportunidades de melhoria e propor ações que possam ser adotadas, de forma a tornar a logística de distribuição da empresa mais eficiente.
O processo passa pelos CDD (Centro de Distribuição Domiciliária), e CEE (Centro de Entrega de Encomendas). Para a organização estudada, o compromisso de realizar entregas com prazos previamente estabelecidos é de extrema importância para a estratégia dos Correios, fazendo com que o sistema de logística de entregas da empresa, seja primordial para o cumprimento dos prazos acordado com o cliente, fazendo com que um dos pilares da estratégia da organização seja alcançado.
Iremos possibilitar a análise dos indicadores de entregas e das rotas utilizadas pela empresa, possibilitar ainda a proposta de estratégias que visem otimizar o sistema de distribuição utilizado pela empresa. O SDE (Sistema de Distritamento de Encomendas) aprovado e implantado em Setembro de 2020, a carga diária possui uma média de 5.944 objetos/dia.
- O que é Roteirização.
De acordo com Cunha (2000) e Vieira (1999) a roteirização é o processo para a determinação de um ou mais roteiros ou sequências de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, tendo por objetivo utilizar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais predeterminados, que necessitam de atendimento.
A programação, por sua vez, refere-se à definição dos aspectos temporais de um ou mais roteiros, mais especificamente aos horários de cada uma das tarefas ou eventos importantes, ou ainda a prioridade no atendimento ou cumprimento de um horário. Representa assim uma configuração temporal (BOSE, 1990; CUNHA, 1997).
2 ESCOPO DO PROJETO
2.1 Objetivos
O objetivo do problema é minimizar o custo total (distância) respeitando a restrição de capacidade dos veículos, diminuir os custos com a frota e aumentar a receita. Neste sentido, será desenvolvido um procedimento para solucionar o problema de roteirização dos veículos com múltiplos depósitos que serão utilizados com as fermentas existentes na empresa SGDO (Sistema de Gestão de Desempenho Operacional).
Com a carga normalmente, os distritos mais centralizados, recebem em média diária, 80 a 100 objetos; os distritos da periferia, recebem em média, 120 a 140 objetos/dia para distribuição, podendo variar para 10% a mais ou 10% a menos.
A quantidade máxima que uma linha comporta, sendo o carteiro motorizado(V) sozinho no veículo, são de 140 objetos com aproximadamente, 90 pontos de entrega; para os carteiros acompanhados de motoristas, conseguem levar em média 160 objetos, com no máximo, 100 pontos de entrega.
...