IMPLEMENTAÇÃO DE LOGÍSTICA REVERSA NA CIDADE DE CARUARU: REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO TÊXTIL
Por: alexiiasoares • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.410 Palavras (10 Páginas) • 205 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING DE MODA
CAMPUS GOVERNADOR MIGUEL ARRAES
Alexia Fernanda, Mairle Vilela, Maria Valéria, Núbia Andrade, Tatiana Bruna.
IMPLEMENTAÇÃO DE LOGÍSTICA REVERSA NA CIDADE DE CARUARU: REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO TÊXTIL
CARUARU
2015
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING DE MODA[pic 2]
CAMPUS GOVERNADOR MIGUEL ARRAES
Alexia Fernanda, Mairle Vilela, Maria Valéria, Núbia Andrade, Tatiana Bruna.
IMPLEMENTAÇÃO DE LOGÍSTICA REVERSA NA CIDADE DE CARUARU: REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO TÊXTIL
[pic 3]
ORIENTADOR
Prof. M.e Fábio Junior da Silva.
CARUARU
2015
SUMÁRIO[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
1. INTRODUÇÃO 2. PROBLEMATIZAÇÃO | 03 04 |
3. JUSTIFICATIVA 4. OBJETIVOS | 05 06 |
5. REFERENCIAL TEÓRICO | 07 |
6. METODOLOGIA | 08 |
REFERÊNCIAS | 09 |
APÊNDICES E ANEXOS | 10 |
1. INTRODUÇÃO
O setor têxtil é um dos segmentos de maior tradição dentro do segmento industrial, com uma posição de destaque na economia dos países mais desenvolvidos e o carro-chefe do desenvolvimento de muitos países emergentes.
No Brasil, essa importância não é menor, tendo desempenhado um papel de grande relevância no próprio desenvolvimento do país e, em particular, em Pernambuco, que abrange o polo têxtil do Agreste, segundo maior polo de confecções do Brasil. Caruaru é o maior centro econômico do agreste pernambucano, e um dos maiores do Nordeste. Com mais de 340 mil habitantes, a cidade é a mais populosa do interior do estado, com um pólo que concentra indústrias e estabelecimentos comerciais e cuja influência se espalha às cidades vizinhas e outros municípios da região. Um município que faz parte da Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano.
Visto que o crescimento populacional tem relação intrínseca com o desenvolvimento industrial em relação à demanda por produtos e serviços aumentarem, o consumo cresce e os resíduos também. Torna-se literalmente preocupante a relação de uma cidade tão produtiva com o descarte dos resíduos gerados em suas produções, pois a relação com o meio ambiente é de inteira importância visto que as consequências sofridas pelas relações agressivas com este compromete as gerações futuras.
Uma cidade em que são encontrados centenas de artistas artesanais e uma vasta extensão de retalhos de tecidos gerados todos os dias pelas indústrias têxteis que confeccionam milhares de peças por dia, encontra-se uma grande oportunidade na reciclagem dos resíduos de tecidos para anexar a criatividade e gerar artesanato para beneficiar pessoas carentes de renda e até mesmo dos próprios produtos.
O projeto a seguir tem o propósito de implementar a Logística Reversa no fim do processo produtivo das indústrias têxteis de Caruaru, em que já na sua essência é um tipo de logística criado para acompanhar o desenvolvimento industrial das cidades agregado a necessidade de proporcionar boa relação com o meio ambiente: um conjunto de ações destinadas ao ingresso dos restos dos bens descartados em seus processos de produção em outro processo que o reaproveite produzindo outros bens, aproveitando o seu ciclo de vida. A reciclagem de resíduos fazendo junção a criatividade proporciona um modo de educar as gerações atuais e futuras através não somente produtivo de bens, mas de produção de consciência socioambiental, integrando classes sociais e, possivelmente, gerando renda para quem necessita.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
A problemática do tema abordado encontra-se na questão da relação entre o processo têxtil e o descarte dos resíduos. É de grande preocupação a destinação correta dos resíduos provenientes das confecções de Caruaru, em Pernambuco, um dos motores do segundo maior polo de indústria têxtil do país e maior da região, visto que a má colocação após os processos acarretam grande poluição, podendo haver contaminação dos efluentes líquidos, pois os tecidos passam por um forte processo químico para seu tingimento e tratamento com substâncias antifúngicas, por exemplo. Como o empresário juntamente com a população caruaruense pode se posicionar frente ao material têxtil que venha a ser reciclado?
3. JUSTIFICATIVA
O crescimento populacional relacionado de forma intrínseca ao crescimento industrial encontrado nos grandes centros urbanos e até mesmo acompanhando as cidades do interior permite-nos constatar que diversos fatores da vida urbana, redundam em agressão ao meio ambiente. Não encontra-se pacífico o convívio do homem urbano com o meio em que vive. A ausência de pacificidade junto ao fenômeno agressivo ao meio ambiente onde as consequências são sofridas pelos que nele convivem, trouxe uma estratégia empresarial responsavelmente ecológica e social para o futuro que se aproxima. Ser sustentável não é visto mais nas empresas como algo fútil, é a base para que a empresa cresça e evolua em uma nova sociedade consciente que está por se formar, uma sociedade verde, que antes de tudo pense no futuro do seu planeta.
...