IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MONITORAMENTO
Por: Carla Cerqueira • 28/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 360 Visualizações
PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MONITORAMENTO.
O monitoramento e uma atividade Assistemática de observação e a descrição de como planejar as mudanças. Monitoramento diz respeito à observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades. Ele existe para dar suporte, para melhorar as ações, planejar mudanças e atividades que podem ser ajustadas. No uso dos recursos e na produção de resultados, comparando-os com o planejamento inicial. Ele deve produzir informações e dados confiáveis para subsidiar a análise da razão de eventuais desvios, assim como ,das decisões de revisão do plano. O monitoramento deve ser planejado definido previamente os indicadores a serem usados.
Em um planejamento o processo de avaliação e monitoramento estão presentes em todas as etapas, a fim de possibilitar correções e adaptações no curso do projeto. O sistema de monitoramento e avaliação deve oferecer informações substantivas para influir nos fatores institucionais e processuais no desempenho das políticas e dos programas sociais. É preciso saber que informação, avaliação e monitoramento caminham juntos de forma a buscar a melhor apreensão e a mais acurada vigilância social.
Durante o monitoramento e importante algumas informações, que são eficientes durante o processo;
1 - Informação sobre as ações.
2 - Sobre recursos empregados.
3 - Impactos e efeitos no meio que envolve os participantes.
4 - Alcance das metas
5 - Aspectos facilitadores e limitadores.
6 - Entre outros relacionados ao projeto.
E necessário definir a metodologia a ser seguida regular ou sistemática pois utilizar os dois que são a mesma coisa, isso vai possibilitar avaliar.
Para construir um Sistema e necessário dentro da organização;
- Realizar uma série de oficinas com os profissionais envolvidos.
2 - Analisar seu presente e projetando seu futuro.
3 - Focalizar a missão da entidade.
4 - Quais ações e estratégias constituem a missão da instituição.
5 - Realizar um trabalho sistemático e denso com as famílias que participam dessa entidade, para que se tornem parceiros no projeto.
6 - Investir sistematicamente na formação dos agentes/profissionais.
7 - Diversificar a equipe técnica, criando maior interdisciplinaridade entre os mesmos.
8 - Padronizar informações para melhor adequação das ações requeridas.
Sendo assim o monitoramento permitem uma melhor visão de um todo, permite um diagnóstico continuo acerca do público-alvo, ou seja, e ferramenta fundamental da ação.
INDICADORES
Designação comum a vários aparelhos que indicam elementos e dados técnicos. Os projetos devem se orientar por meio de indicadores, que são dados, números, estatísticas que contribuem com o desempenho das ações e realização das metas.
PESQUISA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL.
A avaliação constitui uma etapa do ciclo de desenvolvimento das políticas públicas. É entendida como parte constitutiva do processo de políticas públicas, e também é ligada a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado, no papel de regulador e interventor, na sociedade, por meio de ações.
O empenho em tornar a avaliação presente no planejamento encontrou-se tardiamente no Brasil, devido a fatores independentes.
Atribui-se a avaliação o potencial de se converter em um importante instrumento democrático de controle de gestão pública, tanto para os governantes, quanto para o conjunto da sociedade civil no que tange ao controle de recursos e ações do Estado. Nos últimos anos, houve muitos avanços na área da avaliação de programas e serviços sociais no sentido de institucionalizar suas ações.
A área de avaliação de programas e projetos sociais refere-se a vários campos do conhecimento contribuindo com conceitos, indicadores na amplitude e aplicação técnica. Neste contexto vamos falar um pouco da área de avaliação e institucionalização (transformação) no campo social brasileiro, discutindo algumas das contradições em sua implementação junto às políticas públicas, a necessidade de novas propostas, metodologias que proporcionando a importante participação dos usuários.
Na avaliação de programa é produzir efeitos e resultados concretos, que possam limitar; controlar as decisões tomadas por gestores, executores e sociedade civil em geral. Serve para melhorar um programa ou serviço, modificar a através dos conhecimentos, suas qualidades e fraquezas, levando em conta experiências anteriores sem esquecer sua eficiência e eficácia, de acordo com os objetivos proposto. As definições de avaliação centralizam na verificação e no cumprimento de um plano e análise do alcance e dos objetivos.
Agora vamos destacar a avaliação em três elementos importantes que se manifestam com diferentes intensidades:
*Medição, relacionada ao ato objetivo, quantitativo de medir coisas, variações e as mudanças.
*Descrições ao ato de representar um objeto ou fenômeno, caracterizando na qualidade, numeram operando pela linguagem qualitativa.
*Julgamento, elemento que dá identidade à avaliação, à medida que os processos de avaliação podem determinar o mérito e a relevância de um objeto ou fenômeno.
O conceito de avaliação de programas e serviços públicos surge no cenário mundial logo após a Segunda Guerra, estabelecendo-se de forma crescente na Europa e América do Norte. Trata-se de área relacionada a diferentes campos do conhecimento, contribuindo com conceitos, indicadores e uma amplitude de técnicas de aplicação. Desde então as Organizações internacionais e supranacionais dedicam-se a avaliação em diversas áreas, constituindo unidades independentes como avaliação Organização das Nações Unidas – ONU, Fundo Monetário Internacional – FMI, Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children's Fund) – UNICEF dentre outras organizações de alcance internacional. Marcada por desenvolvimentos internacionais, a área de avaliação de programas e serviços expandiu-se e diversificou-se nas últimas décadas.
...