INSTRUMENTO DE POLITICA ECONOMICA
Por: Hajeev Dias • 18/6/2020 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
- AULA – 27/05 – INSTRUMENTO DE POLITICA ECONOMICA
Curso: Administração | Turma: 7/8 período | Turno: Noturno |
Disciplina: MERCADO DE CAPITAIS | Data: 27/5/2020 | REVISÃO |
Professor: Michel Silva Marques
- PEQUENOS ESTUDOS DE CASO
ATIVIDADE AVALIATIVA
ALUNOS: PALOMA TRINTA, HAJEEV DIAS E EDUARDO LAGO
- Em notícia do site da Revista Exame publicada em 17 de agosto de 2015 (http://exame.abril.com.br/economia/ noticias/inadimplencia-entre-consumidores-no-brasil-salta19-4-em-julho-aponta-serasa. Acesso em: 16 set. 2015), a inadimplência no Brasil aumentou muito. Nesse contexto, aparece o Sr. Wagner, que é dono de uma automecânica e tem muitos cheques que estão sendo depositados, mas que não estão sendo compensados por falta de fundos. Isso está comprometendo todo o fluxo de caixa dele, o que tem atrapalhado sua capacidade de honrar seus compromissos em curto prazo. Pensando nas funções da moeda e nos tipos de moeda, como o Sr. Wagner pode minimizar essa inadimplência que atinge sua empresa?
RESPOSTA: Para que Sr. Wagner consiga minimizar as inadimplências, é preciso que ele faça uma análise de crédito dos clientes para quem ele vai vender com base no histórico destas pessoas, como por exemplo: A cada quantos cheques disponibilizados pelo cliente “x”, quantos retornaram. Com isso, ele vai poder visualizar o histórico de inadimplência, e caso a análise seja negativa ele pode disponibilizar outras formas de pagamento, como por exemplo: boleto e pagamento no débito, de acordo com o valor da compra. Caso o cliente não tenha histórico negativo, o Sr. Wagner poderá manter a compra em cheque.
- Rafael, executivo, com aproximadamente 30 anos de idade, estava pensando no futuro quando uma preocupação o incomodou. A preocupação com a sua velhice. Em idade de aposentadoria, ele viverá apenas com os recebimentos da aposentadoria pela previdência social ou deve procurar uma melhor alternativa? Nós conhecemos o Rafael, e sabemos que ele não gosta nem de pensar em previdência privada, por isso lhe foi sugerido que começasse a investir em valores mobiliários, ações. De que forma você pode auxiliar Rafael?
RESPOSTA: Rafael, precisa primeiro entender seu perfil de investidor. Para que isto seja definido primeiro ele precisa quantificar o quanto do seu capital ele estará disposto a investir mensalmente. Sabe-se que como o nome já diz, na renda variável não se tem valores concretos definidos, podem ser tanto para mais quanto para menos. Considerando riscos a serem corridos neste tipo de investimento, o investidor precisa definir o risco que está disposto a correr para ter seus ganhos. Com isso e de acordo com seus objetivos futuros montar uma carteira personalizada em alguma corretora.
...