Identificação da estratégia competitiva
Por: Arthur Rodrigues • 12/12/2018 • Seminário • 340 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
6. Identificação da estratégia competitiva
As estratégias competitivas são pontos cruciais para o bom funcionamento de uma empresa em relação aos seus concorrentes no mercado que atua. Com base em ações que são previamente planejadas, posicionamento bem definido e agregação de valor ao consumidor, as estratégias competitivas se tornam essenciais para a empresa.
O principal objetivo das estratégias competitivas é a busca pela vantagem comparativa, o que fará com que a empresa se sobressaia em relação aos seus concorrentes e seja vista com bons olhos pelos seus clientes. De acordo com Miles e Snow (1978) existem quatro tipos de comportamento estratégico que são seguidos pelas mais variadas empresas: Prospectivo, que possui um comportamento agressivo em busca de novas oportunidades, com altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento; Defensivo, no qual as empresas procuram defender suas posições, assim como garanti-las, dando completa ênfase na estabilidade; Analítico, que sempre optará por reduzir os riscos e buscar oportunidades para aumentarem seus lucros; Reativo, que apenas reage ao ambiente em questão.
- Como a estratégias competitiva se posiciona em relação às 5 forças competitivas
Por sua vez, a estratégia competitiva se comporta nas três dimensões perante às cinco forças competitivas da seguinte forma: A Dimensão Empreendedora atua com as forças ameaça de novos entrantes, utilizando o monitoramento ambiental a seu favor, então ocorre uma maximização da força; e concorrentes através da busca e domínio de produtos e mercado, que por sua vez é amenizada pela constância da empresa no seu setor de atuação.
Já a Dimensão Administrativa lida com as forças poder de barganha dos fornecedores, e aqui há a reversão de uma força desfavorável à empresa, que mesmo tendo uma grande necessidade de assegurar a matéria-prima, consegue manter um bom relacionamento comercial com aqueles que as fornecem; e a força poder de barganha do consumidor que por sua vez não consegue ser revertida, porém, amenizada através também das relações comerciais com os clientes da empresa.
fonte: MILES, Raymond E. SNOW, Charles C. Organizational Strategy, Structure, and Process. New York: Stanford Business Classics, 2003.
...