Impactos e lucros agregados por meio de colaboradores motivados
Por: Matheus Franco • 25/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 755 Palavras (4 Páginas) • 554 Visualizações
Impactos e lucros agregados por meio de
colaboradores motivados
No decorrer da evolução do mundo empresarial pode-se observar o crescimento independente do investimento e do estudo no lado motivacional. Consagrado como pai da administração Frederick Taylor foi um cientista que deu um grande salto na estrutura funcional das empresas, seu sucesso foi indiscutível e até hoje levamos em consideração varias de suas teorias, tornando o um dos principais exemplos de sucesso sem investimento na aérea de recursos humanos de uma empresa. Podemos observar a cenoura de Druker (1991, p.314) como um principio da aplicação motivacional para os colaboradores, que alertava: “É precisamente o crescente nível de expectativas materiais que torna a cenoura das recompensas materiais cada vez menos eficaz como força de motivação e como instrumento administrativo”. Associando a as próprias empresas inferimos que a cenoura nunca se tornará um vilão para a mesma. Em meio a um cenário que as empresas se encontram durante seu crescimento em que a tecnologia não é um problema, a inflação é estável e não a o crescimento esperado, nos deparamos com o vicio que a cenoura proporciona as empresas. E o vicio da cenoura é o que sustenta a busca pelo aprimoramento de questões internas como a motivação.
Para gerar essa soma nas empresas enfrentamos logo a complexidade da motivação, que é estar lidando com o ser humano. Para que haja a motivação dentro de seus funcionários, deve-se fazer um estudo individual a cada um e com constante manutenção. Mas os ganhos que esse trabalho proporciona vão além do financeiro.
A parte inicial do processo de implementação da motivação em uma empresa consiste no altruísmo. Esse é o ponto em que todos deveram chegar e manter dentro de uma empresa, os retornos serão espontâneos, mas manter este nível é uma luta constante. Com o nível de altruísmo alcançado nota-se instantaneamente a melhora no ambiente de trabalho, os funcionários exerceram sua profissão para com os demais e com destaque a empresa. Um funcionário que segue o raciocínio da empresa se torna um solucionador de problemas e sempre vai além prevenindo os futuros, ele tende a seguir o raciocínio do gestor. Bergamini (1994, p.195) “[...] A pessoa intrinsecamente motivada se auto lidera sem necessidade que algo fora dela a dirija. Seria possível, então, afirmar que, estando intrinsecamente motivada, a pessoa seja o líder de si mesma”.
Apesar dos benefícios citados a cima, seria uma barreira a mais para o investimento motivacional nas empresas, caso não houvesse a “cenoura” dos empresários. Devido aos benefícios internos gerados, a uma resposta automática dos colaboradores a forma em como trabalham, gerando retorno ao produto. Bergamini (1997, p.177) “Depoimentos de pessoas que se dizem sentir altamente motivadas são unânimes em acusar sentir que o tempo para elas passa depressa demais, que sempre lhes falta maior disponibilidade para executarem tudo aquilo que planejaram para se mesmas”. As pessoas que chegam a esse nível de motivação tem prazer no que fazem, diferente dos que se veem matando o tempo fazendo uma atividade que não lhes interessa. A resposta desta disposição é vista seja no atendimento ou venda de um produto que implica no ganho de qualidade do mesmo.
Ao
...