Estilos e Modelos de Liderança e seus impactos na Motivação de Colaboradores: Uma Abordagem Bibliográfica
Por: veronicaeklara • 30/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.376 Palavras (10 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
Estilos e Modelos de Liderança e seus impactos na Motivação de Colaboradores: Uma Abordagem Bibliográfica[a]
Autor: Msc:Danilo Borges
Revisor: Msc: Marcel Stanlei Monteiro
Gama – DF
2014
Resumo:[b]
Não podemos cobrar algo que não praticamos. Devemos capacitar nossos colaboradores de modo a termos cada vez mais pessoas preparadas para assumir responsabilidades e enfrentar desafios. E isso envolve também a importante habilidade de disseminar conhecimento, dar oportunidades e saber delegar tarefas. Não é fácil lidar com conflitos no ambiente de trabalho, daí a necessidade de se tirar melhor proveito da situação. Um problema pessoal reflete na produtividade de um colaborador de maneira diferente. Podemos observar uma queda na operosidade em razão de tal problema, ou um aumento no rendimento em resposta à dificuldade enfrentada. Do mesmo modo, uma grande alegria pode levar a pessoa a produzir mais e melhor, ou simplesmente, passar o dia todo (ou grande parte dele) pensando na boa notícia e assim prejudicar seu desempenho na realização de suas tarefas e no relacionamento com os colegas de trabalho. Seres humanos são muito diferentes entre si na maneira de pensar, agir e expressar seus sentimentos. E muitas vezes, diferente de si mesmo, conforme o momento que está vivendo. Diversos fatores interferem no estado físico e psicológico do indivíduo. Tais influências refletem diretamente no desempenho do trabalho dessa pessoa e consequentemente no resultado final do grupo. O líder precisa ter em mente que é preciso fazer as coisas simples antes de tentar planos mirabolantes de motivação.
Palavras-chave:
A motivação da equipe, e isso inclui o gestor, é fator decisivo para a otimização do relacionamento entre as pessoas e reflexos positivos na execução das atividades na organização.[c]
Introdução
Este estudo [d]visa abordar [e] a liderança como um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, enfatizando sobre tudo, o importante papel que esta exerce sobre a motivação humana para o trabalho, apresentando [f]a relação entre a liderança e a satisfação dos colaboradores.[g] O estudo será fundamentada por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fontes de consultas, obras literárias, artigos, periódicos, cuja estrutura típica será fundamentada na composição de texto, discussão e lista de referências bibliográficas. [h]
A escolha do tema prende-se ao fato que apesar de todas as habilidades e os conhecimentos que um líder possui, é necessário o desenvolvimento e aprimoramento no que se refere ao fator humano dentro do ambiente de trabalho. O gestor deve sempre estar à frente, pois é de suma importância que os colaboradores encontrem nesse ambiente, oportunidades que possam satisfazer suas necessidades e para isso acontecer é necessário um clima propício para tais realizações, gerando motivação na equipe e consequentemente maior rentabilidade.
Analisando quatro estilos de lideranças veremos como serão impactados os liderados em questão. Nota-se que a liderança autocrática tem a questão forte em focar nas tarefas e suas tomadas de decisões são totalmente isoladas, na liderança democrática já há uma participação das pessoas nos processos decisórios, na liderança liberal, as pessoas já ficam a vontade para realizar tarefas e projetos sem o acompanhamento de um líder o que enfraquece muito uma organização, já na liderança Paternista é uma liderança perigosa, pois as relações interpessoais se tornam muito fortes e isso não é bom para a organização, pois a questão profissional tem que prevalecer.
Focaremos em três tipos de líder [j]são eles: líder técnico o carismático e o motivador, as formas de como os gestores lidam com essas características individuais de cada colaborador tem forte autoridade no quadro funcional e na organização como um todo, inclusive nos relacionamentos interpessoais, no clima organizacional, na produtividade e na transmissão de informações, ou seja, na comunicação.
[k]O objetivo geral deste estudo é descrever e comentar a importância dos líderes nas organizações e como podem empregar a motivação na estratégia de suas equipes e teremos como objetivos específicos, definir e caracterizar conceitos relativos a liderança, trabalho em equipe e motivação, avaliando a interação entre as atuais teorias sobre a mesma e sua real aplicação.
REFERENCIAL TEÓRICO[l]
A palavra liderança reflete pontos diferentes para diferentes pessoas e cada uma a defende de seu ponto de vista, pode analisar que os pesquisadores passam a defini-la partindo de uma perspectiva individual, ressaltando, porém o aspecto que seja mais significativo para cada um deles eis alguns deles:
- Liderança é o comportamento de um individuo quando esta dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum (Hemphill & Coons, 1957, p.7).
- Liderança é uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo especifico ou objetivos (Tannenbaum, Weschler & Massarik, 1961, p.24).
- Liderança é o inicio e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e interação (Stogdill, 1974, p.411).
- Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo (Rouch & Behling, 1984, p.46).[m]
Marras (2002) destaca um item importante no processo de liderança para que esta seja efetiva na gestão de uma equipe. Na visão do autor um líder deve se
basear em duas premissas, criando um estilo de liderança: ter nível de desenvolvimento dos membros da equipe; e, situação a ser enfrentada. De acordo com Sucesso (2003), a cultura brasileira reverencia o papel da autoridade, em que o líder exerce um importante papel na condução dos processos organizacionais. O reconhecimento e admiração depositados ao líder se tratam de fatores os quais facilitam as relações de trabalho e pontos positivos para a promoção da qualidade de vida no trabalho.
...