Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública
Por: marcelo.sandes • 11/3/2016 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 410 Visualizações
Indicadores Socioeconômicos na Gestão
Pública: importância e aplicação
1) Suponha que o noticiário local sugere que determinada comunidade submete seus jovens/ adolescentes à situação de vulnerabilidade social e que você foi encarregado de analisar se os fatos cotidianos da comunidade permitem validar os informes. Com base nas aulas e no livro texto, responda:
a) Quais dimensões seriam relevantes à analise?
O perfil educacional das crianças, adolescentes e jovens; o perfil de renda das famílias residentes; as condições de saúde a que estão sujeitos os moradores; e as condições de segurança pública disponíveis na localidade.
b) Utilize a ideia de interesse programático, desdobrando-a em dimensões, a fim de elaborar um questionário que deva ser aplicado para captação das informações necessárias a validar ou não os indícios emitidos pelo noticiário.
Partindo do objetivo programático de verificar a situação de vulnerabilidade social de jovens/adolescentes residentes na comunidade denunciada pelo noticiário local, desdobrado nas dimensões perfil educacional dos jovens; perfil de renda e proporção de pobres na comunidade; condições de saúde a que estão sujeitos os moradores; e condições de segurança pública encontradas no local, buscamos elaborar um questionário para captação de informações que possam validar ou não os indícios veiculados pela mídia. Informações essas, que serão colhidas em instituições e bases de pesquisas que utilizam os indicadores de interesse neste levantamento.
A título de reforço, poderá ser feita ainda uma sondagem in loco junto aos jovens, moradores e profissionais que atuam em instituições públicas de saúde, educação, assistência social e segurança pública na comunidade, acerca da validade ou não do que vem sendo veiculado no noticiário.
O questionário foi configurado da seguinte forma:
a) VERIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM INSTITUIÇÕES E PESQUISAS:
- Qual a Taxa de Frequência e de Evasão Escolar no Ensino Fundamental e Médio das crianças, adolescentes e jovens da localidade?
- Qual a taxa de desocupação e rendimento das famílias residentes?
- Qual o índice de ocorrência de tráfico e porte de entorpecentes; e de infratores apreendidos em flagrante ou por mandato envolvendo jovens e adolescentes da comunidade?
- Qual a situação da comunidade em termos de saneamento básico (água, esgotamento sanitário e coleta de lixo)?
- Qual o índice de mortalidade local proporcional por idade (considerando a faixa etária da população alvo da denúncia)?
b) VERIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES IN LOCO (opcional):
- Qual tem sido a rotina ou o cotidiano dos jovens da comunidade?
- Que conhecimento tem de fatos, eventos ou ocorrências envolvendo adolescentes da comunidade?
- Que medidas ou iniciativas vê como importantes para ajudar na melhoria da proteção e condição de vida dos adolescentes?
- De que modo a comunidade tem sido atendida pelo poder público, no que se refere a proteção social, educação, saúde e segurança pública?
c) Escolha dois indicadores resultantes do questionário, e justifique sua relevância, validade e confiabilidade para a análise em questão.
A importância da consideração de critérios como relevância, validade e confiabilidade na escolha de indicadores está na necessidade de uma compreensão maior e mais segura da realidade social que se queira atuar ou intervir, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.
Daí a opção, nessa sondagem, por indicadores como a taxa de frequência e de evasão escolar dos jovens e adolescentes da comunidade. E da taxa de rendimento das famílias residentes no local.
No primeiro caso, considerando a importância da escola e do conhecimento para a formação cidadã, fortalecimento da cidadania e inserção social e econômica do ser produtivo e participativo. Considerando que lugar de adolescente e na escola, os dados a serem oferecidos por esses indicadores poderão nos situar também sobre o papel e efetividade da escola
...