Indices contabilidade
Por: Carol França • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
Índices de Liquidez – Exercício II
- Cobertura de dívidas
A empresa não é saudável, pois os seus índices foram menor que 0,40, indicando que as suas exigibilidades não são pagas com o caixa. Apesar dela não possuir uma boa capacidade de pagamento no curto prazo ela está melhorando ao passar dos anos, tendo um aumento significativo se comparado o primeiro ao segundo ano, já no terceiro ano teve um aumento pouco significativo em relação ao segundo ano.
- Cobertura de Dividendos
A empresa consegue atender os pagamentos periódicos de dividendos com a utilização do caixa líquido. No segundo ano a empresa apresentou um índice de 12,54, o menor entre os três anos por conta do aumento na distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio, mesmo tendo um bom caixa líquido operacional.
Índices de Solvência
- Cobertura de Juros
A empresa não sinaliza risco imediato de insolvência, uma vez que apresenta índices maiores que um, indicando ter uma elevada participação de capital próprio. Com o passar dos anos a instituição vem diminuindo a capacidade de honrar seus compromissos com terceiros por conta do aumento significativo dos juros pagos do terceiro ano em relação ao primeiro, no primeiro ano o índice era de aproximadamente 7, caindo para 5 no segundo ano e no terceiro foi para 4.
- Suficiência Total
O caixa líquido da empresa é insuficiente somente no primeiro ano para cobrir todos os desembolsos usuais da empresa devido ao acréscimo do imobilizado. O primeiro ano é o ano em que a empresa mais deve, apresentando o pior caixa líquido operacional e passivo circulante comparado aos outros anos.
Índices de Investimento
- Financiamento dos Investimentos
Os investimentos do segundo e terceiro ano foram todos cobertos pelo caixa líquido operacional, mostrando que o valor do caixa líquido de investimento diminuí e o caixa líquido de financiamento aumentou do segundo ano para o terceiro. O terceiro ano é o que apresenta uma melhor folga financeira, tendo um índice igual a 0,76.
- Cobertura de Investimentos
O primeiro ano é o único ano em que a empresa necessita recorrer a recursos de terceiros, uma vez que as atividades de investimento superam as atividades operacionais. No segundo e terceiro ano a instituição melhorou, deixando de recorrer aos recursos de terceiros.
Índices de Retorno
- Retorno Total
O índice de retorno vem oscilando ao passar dos anos, o segundo ano foi o que apresentou o melhor índice, mostrando ser uma empresa saudável, se compararmos o terceiro ano com o segundo percebemos que a empresa vem perdendo a sua capacidade interna de geração de recursos para a aplicação das atividades de investimento e financiamento. No primeiro ano a empresa financia 49% das atividades de investimento, aumentando para 106% no segundo ano e no terceiro teve uma pequena queda, indo para 97%.
- Retorno sobre o Lucro
O primeiro ano obteve destaque por ser o ano mais saudável para a empresa. Comparando o primeiro ano com o segundo percebemos que houve um decrescimento, ou seja, o lucro diminuiu bastante e no terceiro ano o índice permaneceu instável.
- Retorno sobre Vendas
A capacidade de geração de caixa da empresa está aumentando ao longo dos anos, com isso as oportunidades da empresa enfrentar problemas de iliquidez e insolvência são menores devido ao aumento do caixa líquido operacional ter crescido em proporção maior do que as vendas.
...