Just In Time
Por: wesleymiguel • 19/6/2023 • Dissertação • 292 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
Just in Time
Reduzindo os custos em vários setores, o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental. Uma maneira de fazer isso é por meio do gerenciamento de estoque, otimização de compras e entregas e distribuição eficientes. Abraçando a filosofia do Just in Time, garante que as matérias-primas cheguem apenas quando necessário. Com isso, a empresa evita a falta de estoque durante as etapas de produção e consegue cumprir os prazos de entrega. Para empresas de "produção sob encomenda", essa estratégia é crucial, pois elas primeiro vendem um produto e depois compram os materiais necessários. Isso garante a entrega no prazo, que é o objetivo principal.
Um aumento nas receitas positivas e no fluxo de caixa pode ser alcançado utilizando este KPI, ao mesmo tempo em que reduz os custos. No entanto, deve-se notar que o Just In Time pode não ser adequado para setores com dificuldades em prever a demanda, levando a possíveis dificuldades. Nesses casos, pode ser necessário manter um estoque necessário. No geral, esse KPI tem potencial para resultados bem-sucedidos.
Para a otimização dos processos, duas ferramentas necessárias estão à disposição: a Cadeia de Suprimentos, composta por diversas organizações, pessoas, recursos e informações para executar o transporte do serviço/produto do fornecedor ao consumidor, e o Kanban, sistema visual presente nas empresas que utiliza pós-processamento. observa para priorizar e examinar o progresso do trabalho de produção e coordenar suavemente com o Just in Time para melhorar a qualidade e a precisão na produção.
No Japão o Just in Time, está tão ligado nos processos produtivos que muitas empresas chegam a fabricar suas próprias máquinas de produção. Desta forma reduzem muito os custos no processo, A Toyota foi a primeira montadora a implementar o KPI para reduzir os tempos de preparação e de produção.
...