Just in time
Por: KeiAlmeida • 22/8/2015 • Seminário • 423 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
PRIMEIRO SLIDE
O surgimento do JIT se deu pela Toyota motor Company, no Japão, no início dos anos 50, que buscava uma forma de gestão para coordenar a produção com demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo de atraso.
SEGUNDO SLIDE
Mas o que seria o JIT?
Significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. OU SEJA, NEM ANTES PARA QUE NÃO HAJA A FORMAÇÃO DE ESTOQUES E NEM DEPOIS, DEIXANDO o CLIENTE INSATISFEITO E PERDENDO FATURAMENTO.
Esses desperdícios são classificados por alguns autores em SETE categorias:
Desperdício de superprodução; de espera (material esperando processamento); de transporte (pelo excesso de movimentação); de processamento; nas opção; na produção de produtos defeituosos e estoque altos.
TERCEIRO SLIDE
Mas então quem é que determina esse tempo certo?
O MERCADO, pois é um método que utiliza a produção por demanda, ou seja, vai de acordo com a necessidade do mercado de determinado produto em determinado momento. Onde os produtos primeiro são vendidos para depois serem fabricados.
QUARTO SLIDE
KAIZEN- origem japonesa, que significa MUDANÇA PARA MELHOR.
Esses desperdícios mencionados, eles relacionam diretamente com o estoque, que por muitos autores é conhecido como “camuflador de problemas”, ou seja, com estoques altos nós não conseguimos ver a real proporção do problema. (ICEBARG)
Por isso o JIT tem por filosofia a eliminação dos estoques, para assim tornar o problema mais visível e poder solucioná-lo.
QUINTO SLIDE
Aqui temos um exemplo de como esse método funciona, relacionando justamente a eliminação dos estoques pelo trabalho contínuo.
SEXTO SLIDE
Com isso você traz ganhos no momento de lançamento de produtos ou consegue acompanhar e atender as mudanças de mercado
Fazendo com que o tempo de colocação de um produto no mercado seja menor (diminuindo estoques) e dando a melhor utilização das máquinas.
SÉTIMO SLIDE
Dentre as vantagens temos:
A redução de custos que são reduzidos ao essencialmente necessário.
A melhoria da qualidade pois evita que os defeitos fluam durante todo o processo.
Aumento da flexibilidade que é atingida pela redução do tempo de processamento.
OITAVO SLIDE
Pois esse sistema precisa de uma demanda estável, e com as oscilações do mercador isso não é muito possível, pois faz com que se tenha a necessidade de estoque. O que vai contra o JIT
Caso a procura por demanda seja muito elevada a redução do estoque pode se tornar um grande risco.
NONO SLIDE
Com isso vimos que o JIT além de ser um sistema de administração é também uma filosofia de administração que visa e tem o foco em encontrar problemas e suas causas para solucioná-los da maneira mais rápida possível, garantindo assim a qualidade do produto e a satisfação do cliente.
...