Levantamento das Estações Meteorológicas da Região
Por: Julianabertoli • 12/10/2018 • Relatório de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA
CURSO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO EMPRESARIAL
Juliana Nogueira Bertoli
Levantamento das estações meteorológicas da Região Metropolitana de Campinas (RMC)
INDAIATUBA
2017
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULASOUZA[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA
CURSO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO EMPRESARIAL
Juliana Nogueira Bertoli
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Ambiental do segundo semestre do curso de Gestão Empresarial, da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, elaborado sob a orientação da Prof.ª Simone Bicalho.
INDAIATUBA
2017
[pic 2]
SUMÁRIO
RESUMO
A região metropolitana de Campinas é composta por 20 municípios paulistas e possuem algumas estações meteorológicas. Os dados meteorológicos divulgados pela mídia são coletados através de uma estação meteorológica, que contém aparelhos que transmitem as informações para uma central de meteorologia. As cidades que possuem cobertura meteorológica são: Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Pedreira, Santa Barbara do Oeste, Valinhos e Vinhedo. Atualmente 23 aparelhos já foram instalados, seis estão em Campinas, Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia e Sumaré. Campinas possui nove estações. Essas informações são muito importantes para os agricultores, governantes, empresários e população em geral.
INTRODUÇÃO
Os dados meteorológicos divulgados pela mídia são coletados através de uma estação meteorológica, que contém aparelhos que transmitem as informações para uma central de meteorologia. Existem vários tipos de estação meteorológica como a automática e a convencional. Na convencional um técnico em meteorologia vai até a estação anotar manualmente cada dado, quatro vezes por dia, sempre às 00, 06, 12 e 18 horas. Ele também faz a observação visual das nuvens e da visibilidade. Já na estação automática as informações são transmitidas de hora em hora para uma central de meteorologia.
Nessas estações mede-se a temperatura, a direção e velocidade do vento, o volume de chuva, o tempo de insolação, a umidade disponível na atmosfera, evaporação, intensidade da radiação solar e a pressão. A região metropolitana de Campinas é composta por 20 municípios paulistas e possuem algumas estações meteorológicas que serão apresentadas a seguir.
ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS NA RMC
A história das instalações das estações meteorológicas é recente. Segundo o Portal de notícias CBN de Campinas, desde março de 2013 a região de Campinas é a primeira metrópole da América Latina a ter total cobertura meteorológica. De acordo com o diretor da defesa civil de Campinas, Sidney Furtado, as estações de monitoramento são importantes para o planejamento urbano dos município, não somente para situações emergenciais. Através delas os municípios serão monitorados 24 horas por dia. Com a instalação dos equipamentos, o plano deve cobrir, além das 19 cidades da RMC, outros 32 municípios que fazem parte da bacia do rio Capivari. Essas informações são coletadas de 20 em 20 minutos, o que possibilita um monitoramento preciso e a construção de um histórico para futuras análises.
As cidades que possuem cobertura meteorológica são: Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Pedreira, Santa Barbara do Oeste, Valinhos e Vinhedo. Atualmente 23 aparelhos já foram instalados, seis estão em Campinas, Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia e Sumaré. Campinas possui nove estações.
Essas instalações são um convênio entre prefeituras, Instituto Agronômico de Campinas (IAC) instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
...