Liderança e motivação
Por: boneca10 • 6/12/2015 • Artigo • 33.123 Palavras (133 Páginas) • 526 Visualizações
[pic 2]
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO |
Circulação Interna |
Textos extraídos do livro: Liderança e motivação, de Vera Lúcia Cavalcanti, et. al. 1
Sumário
Pós Graduação Lato SENSU 1
O CONTEXTO DA LIDERANÇA 5
DESAFIOS ATUAIS 5
CRISE DE LIDERANÇA 9
MUDANÇA DE PARADIGMA 12
O LÍDER EM TEMPOS DE MUDANÇA 14
CONCEITOS DE LIDERANÇA 18
ASPECTOS CONCEITUAIS DE LIDERANÇA 18
TEORIA DOS TRAÇOS 19
TEORIAS COMPORTAMENTAIS 19
AS TEORIAS CONTINGENCIAIS 24
COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA 32
GERENCIAMENTO E LIDERANÇA 32
HABILIDADES DE UM LÍDER 34
MODELO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LIDERANÇA 35
O PAPEL DO MENTOR 36
O PAPEL DO MONITOR 37
O PAPEL DO DIRETOR 37
HABILIDADES INTRÍNSECAS: A SENSIBILIDADE DO LÍDER.. 41 É OBSERVANDO QUE APRENDEMOS 46
MOTIVAÇÃO 48
ASPECTOS CONCEITUAIS DA MOTIVAÇÃO 48
TEORIAS DE CONTEÚDO 49
TEORIAS DE PROCESSO 53
GESTÃO DO SENTIDO 56
ENVOLVIMENTO COM A TAREFA 57
DIVERSIDADE E SUBJETIVIDADE 59
FRUSTRAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO 60
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS 63
LIDERANÇA CARISMÁTICA 63
LIDERANÇA VISIONÁRIA 65
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL 67
LIDERANÇA BASEADA EM PRINCÍPIOS 71
TEORIA DA LIDERANÇA SERVIDORA 73
AUTO DESENVOLVIMENTO E AUTOCONHECIMENTO 75
Introduçã o[pic 3]
O objetivo deste livro é ampliar a percepção e a consciência de líderes, gestores e estudiosos para o papel da liderança no contexto dinâmico de mudanças, em que velocidade, complexidade e novas questões voltadas para além das fronteiras organizacionais caracterizam a necessidade de uma nova postura empresarial.
O primeiro capítulo aborda os desafios da liderança diante das exigências dos novos tempos, procurando identificar pontos críticos que dificultam as mudanças organizacionais. Nesse capítulo, trazemos também à tona algumas questões re- levantes, como a crise de liderança identificada nas organizações e a necessidade da mudança de paradigmas para que as empresas se tornem competitivas e atuais.
O segundo capítulo apresenta alguns aspectos conceituais sobre liderança, em que são analisadas definições sobre o tema, na ótica de diferentes autores. O capítulo aborda a evolução das principais teorias, discute a questão de a liderança ser ou não inata e revê as teorias comportamentais e as teorias contingenciais.
O terceiro capítulo analisa as competências necessárias ao líder e discute se elas podem ser desenvolvidas. Aborda a distinção entre gerenciar e liderar e a questão da busca crescente das empresas por líderes nos diferentes níveis hierárquicos. Nesse capítulo, apresentamos também um modelo de desen- volvimento de competências.
O quarto capítulo busca responder a uma questão de alta relevância para os líderes: como provocar a motivação nos funcionários? Para tal, abordaremos as necessidades que os indivíduos buscam satisfazer, os processos mentais que influenciam suas decisões quanto ao seu comportamento, o sentido do trabalho e o envolvimento com as tarefas que realizam e a importância das expectativas dos líderes sobre seu desempenho. Veremos também que, para utilizar as teorias motivacionais, o líder deve desenvolver a sua sensibilidade e compreender seus funcionários.
O quinto capítulo apresenta abordagens contemporâneas de liderança, dentro da perspectiva holística, buscando trazer à tona o estado da arte da liderança e os parâmetros de avaliação do que significa sucesso organizacional. Aborda também a importância do autoconhecimento e do autodesenvolvimento como fundamentais para a atuação do líder dentro dessas abordagens.
Finalmente, a reflexão e as várias discussões que tivemos sobre o tema nos conduziram a uma revisão das crenças e valores que devem fornecer a base para as ações e decisões do líder, dentro de um contexto que sinaliza mudanças e a
necessidade de transformação pessoal e organizacional. Buscar compreender a essência da liderança e o papel da motivação na vida das pessoas e das organizações foi uma experiência instigante.
UNIDADE 1[pic 4]
O CONTEXTO DA LIDERANÇA
O tema liderança tem ocupado um lugar de destaque nas dis- cussões em congressos, palestras, nas empresas, dentro das salas de aula e em qualquer oportunidade em que pessoas se encontrem para discutir os destinos dos negócios, em um mercado tão competitivo e em constante mutação. Como conseguir resultados por meio das pessoas tornou-se um aspecto importante a ser considerado, para avaliar a maneira pela qual as organizações se desenvolvem, sobrevivem e prosperam.
...