Logística Reversa
Por: Rosiene Resende • 19/3/2024 • Artigo • 2.801 Palavras (12 Páginas) • 72 Visualizações
LOGÍSITCA REVERSA
MEIO AMBIENTE E COMPETITIVIDADE
Letícia Antero Pelegrini
FAI – CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Resumo: A partir de intensas práticas estratégicas de mercado para concepção de necessidades e costumes suplementares, a tradição do consumo abarcada atualmente pela sociedade tem incitado um formidável acréscimo no lançamento de novos produtos, avanços tecnológicos e produção em massa. Entretanto, grande parte desses produtos não é totalmente consumida, excedendo uma grande sobra de resíduos industriais. Atualmente, as organizações têm se preocupado com o tempo de vida útil dos seus produtos, destacando um novo modelo de gestão, chamado de logística reversa. Esse modelo gerencial transpassa a importância do fluxo de canais reversos, nos quais uma apreciável parcela de produtos vendidos, com pouco uso ou em estágio final no seu ciclo de vida, retorna à fase produtiva, ocasionando um novo ciclo produtivo. O objetivo deste trabalho é apresentar explanações sobre as questões ambientais nas organizações e a importância da logística reversa nas mesmas, conceitos de logística reversa, sua importância e fatores para a sua aplicação.
Palavras-chave: Logística; Reversa; Organizações.
Abstract: From intense strategic market practices for designing additional needs and customs, the tradition of consumption currently embraced by society has prompted a tremendous increase in the release of new products, technological advances and mass production. However, most of these products is not entirely consumed, exceeding a large surplus of industrial waste. Currently, organizations have been concerned about the shelf life of their products, highlighting a new management model, called reverse logistics. This management model pierces the importance of reverse flow channels, in which a significant portion of products sold, with little use or final stage in its life cycle, returns to the productive phase, resulting in a new production cycle. The objective of this paper is to present explanations about environment -
tal issues in organizations and the importance of reverse logistics in the same concepts of reverse logistics, its importance and factors for their application.
Keywords: Logistics; reverse; Organizations.
1.INTRODUÇÃO
A Logística Reversa preocupa-se com o trato e cuidado de equipamentos, produtos, componentes e materiais a serem recuperados e a revalorização legal dos resíduos. É uma maneira de alcance de competitividade, pois, sana o problema da destinação dos resíduos assegurando o seu retorno ao ciclo produtivo e de negócios agregando valor econômico, legal e ecológico evitando assim o desequilíbrio entre as quantidades descartadas e as reaproveitadas (LEITE, 2003).
Os motivos que levam as organizações a adotarem este modelo de processo de reutilização, reciclagem e redução dos diversos materiais e recursos naturais, cada dia mais escassos é de grande importância na adoção de tais medidas, redução de custo como a mola propulsora de uma empresa, também atender a legislação vigente, aumentar o conceito social, ganhando respeitabilidade no mercado cada vez mais exigente e preocupado com as perdas, ganhos ambientais e principalmente a competitivida -
dade num mundo globalizado.
Com a aplicação da logística reversa é possível melhorar o gerenciamento do fluxo de retorno de mercadorias e obter vantagens competitivas através da utilização de produtos reciclados nos processos produtivos.
O método usado nesta pesquisa é o bibliográfico. De acordo com Lima (2004), a pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informação, orientada pelo objetivo explícito de coletar materiais mais genéricos ou mais específicos a respeito de um tema, para progredir na sua investigação.
Para que este artigo tenha um segmento lógico e abrangente, foram trabalhados os seguintes pontos:
- A organização e as questões ambientais;
- Logística empresarial;
- Logística reversa;
- A logística reversa e as questões ambientais;
- Tipos de logística reversa (pós-venda e pós-compra);
- Fatores determinantes para o sucesso da logística reversa nas organizações;
- Conclusões.
2. Logística e seu conceito
Nos dias atuais, o desenvolvimento tecnológico, e a demanda na procura de produtos mais modernos e diferenciados fez com que o avanço de conceitos e as ideias dos consumidores, fez com que exigisse maior diferenciação dos produtos e serviços e leis ambientais, impelindo assim as empresas a reavaliar, profundamente, seus métodos produtivos e de negócios.
A globalização fez com que o acesso à informação e alfandegário se tornasse mais acessível, tornando cada vez mais necessária a adaptação de tecnologias ultrapassadas e a criação de novos conceitos e técnicas gerenciais.
Ballou (2001), afirma que um dos recursos encontrados para suportar estas mudanças foi a utilização da logística empresarial que tem a incumbência de ofertar o produto e/ou serviço certo, no lugar correto, no tempo adequado e nas condições desejadas pelos clientes. Dessa forma colaborando para o avanço do nível de serviço da empresa e somando sua lucratividade. A logística aborda o planejamento e a administração do fluxo de bens, serviços e informações na cadeia de suplementos de uma empresa e presentemente é percebida como fator efetivo para o alcance de competitividade.
A logística empresarial pode ser analisada em três estágios: logística de suprimentos, logística de distribuição e final -
mente a logística reversa. É precisamente este último estágio que trata o presente artigo, pois, sua procura tem aumentado respeitosamente no ambiente empresarial. Mesmo concebendo um pequeno percentual da soma movimentada na logística direta, ela tem sua importância e pode acrescentar valores econômicos, legais, logísticos, ecológicos, de imagem corporativa, entre outros para a empresa.
Inúmeras são as razões que tornam a logística reversa um ponto de discussão e de importância relevante, como a redução do ciclo de vida mercadológico dos produtos, o desenvolvimento de novas tecnologias e de materiais inovados, estando ou não obsoletos precocemente e o anseio impulsivo do público consumista por novidades e os altos custos de reparos dos bens diante de seu preço de mercado. Após o processo logístico direto são gerados diversos resíduos, tanto de bens no final de sua vida útil, como também de bens sem ou com pouco uso.
...