Logística Reversa Natura
Por: andjr10 • 30/11/2019 • Trabalho acadêmico • 5.867 Palavras (24 Páginas) • 256 Visualizações
UNASP-HT
Administração
LOGÍSTICA REVERSA - REFIL
André Luís Padovani Júnior, 12018
Crislaine Pinto Maia, 65321
Thaís Serafim da Silva, 24006
4°B
Hortolândia- SP
2019
André Luís Padovani Júnior, 12018
Crislaine Pinto Maia, 65321
Thaís Serafim da Silva, 24006
4°B
LOGÍSTICA REVERSA- REFIL
Pesquisa da Matéria Administração
Logística e de Suprimentos – do
Curso de Administração do Unasp-HT
Hortolândia- SP
2019
RESUMO
O uso de cosméticos em embalagens plásticas é mundialmente comercializado e isso gera uma grande quantidade de resíduos plásticos que muitas vezes não possui um descarte correto, afetando drasticamente o nosso meio ambiente e comprometendo o nosso amanhã. Visto isso a empresa Natura estudada nesse artigo, investe na implantação da Logística reversa, para se tornar uma empresa 100% sustentável, reciclando seus produtos para ser reutilizado como uma nova fonte de matéria prima poupando assim o nosso planeta. Após aplicarmos o questionário com participantes consumidores do produto Natura, definindo sua posição organizacional que é desenvolvida a partir de tecnologias com recursos naturais e recicláveis para elaboração dos seus refis. O material reciclado após o consumo tem como objetivo a redução no impacto ambiental, onde todos os resíduos gerados, reduzem os impactos à saúde humana e ambiental.
Palavras chaves: Sustentabilidade, logística reversa, Impacto ambiental, reciclagem, processo.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1 SUSTENTABILIDADE 5
2 LOGÍSTICA REVERSA 5
3 REFIL DA NATURA 6
3.1 OBJETIVO 6
3.2 SELO 7
3.3 PROCEDIMENTO METODOLÓGICOS 8
3.4 PROCESSO 9
CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
APÊNDICE 15
ANEXO 16
INTRODUÇÃO [a]
As empresas cada vez mais vêm ampliando suas responsabilidades mediante ao impacto ambiental, ou seja, em tudo aquilo que é causado pelo homem, as degradações ao meio ambiente. As empresas e ainda mais no caso da NATURA, o qual é a que iremos abordar o assunto da logística reversa nos refis, não está pensando apenas em sua imagem, ela quer mostrar também a sua preocupação mediante aos recursos naturais.
O princípio da lei N 12.305/10 estabeleceu a política nacional de resíduos sólidos (PNRS)e percebendo - se que a cada dia a população e principalmente as organizações tem se preocupado com o impacto ambiental, a Natura tem incentivado os consumidores a utilizar recursos naturais para a preservação do meio ambiente.
A logística reversa, que é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, o qual é uma ação, procedimentos e métodos para reutilizar os materiais.
A pesquisa feita com uma família, identificou que 5 membros de uma casa gastam em média 5 toneladas de material não- orgânico, isto significa que essas pessoas não se conscientizam com a natureza. Por isto a logística reversa da Natura, vem conscientizando a sustentabilidade com os projetos que tem a participação da sociedade para o retorno das embalagens no qual a economia dos resíduos será menor do no impacto ambiental.
O novo projeto da Natura, “visão da Natura para 2050”, que pretendem aumentar 50% das suas embalagens, reutilizando 10% do material em 2020.
No ciclo/2019, alguns produtos das revistas, vinha com um selo, com a seguinte frase “Nossos produtos têm refil, o planeta não. ” O qual representa que aquele produto tinha um refil, fazendo com que as pessoas pudessem optar por ele.
- SUSTENTABILIDADE
Pode-se definir sustentabilidade como uma aplicação do uso da natureza com a sua capacidade de renovação dentro do seu recurso. Com o surgimento da sustentabilidade, através da conscientização humana, obtemos na prática grandes desastres ambientais.
...