Luxo e pós luxo
Por: Thiago Rocha • 9/4/2019 • Resenha • 782 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
1ª Parte: Resumo
1º vídeo: Mundo S/A: Mercado de luxo, serviços superexclusivos para poucos.
Tema: esse vídeo é sobre “Contexto, inovação e mudança: olhar para o que?”
O vídeo trata de uma reportagem transmitida pelo Mundo S/A, onde se fala sobre o mercado de luxo. O vídeo retrata um mercado onde se tem produtos exclusivos, produtos personalizados. O mercado de luxo movimentou 865 milhões de euros no mundo em 2014. O diretor da faculdade de Administração FAAP, diz que passamos da fase do luxo voltado para o produto, que agora estamos na fase mais madura e mais evoluída do luxo voltado para o serviço, e ele ainda explica que esses serviços, são serviços personalizados ,como viagens, estilo de vida, mimos, ele ainda complementa citando que o luxo de ostentar, de mercadorias muito caras, está cedendo lugar para um luxo experiencial.
Eles foram até uma empresa de viagem brasileira que produz roteiros de viagem customizados, que estão dispostos a pagar até 300 mil ao ano em viagens. Seus sócios nem chamam a sua empresa de agência de viagens, pois um dos sócios acredita que esse nome, “agência de viagens”, é um conceito antigo, até mesmo desanimador, eles estão no mercado como uma produtora de viagens, e quem procura essas viagens são pessoas com a faixa etária de 50 a 65 anos, mas eles estão renovando e tentando buscar também uma faixa etária mais nova. Ele cita que seus maiores clientes são pessoas mais ousadas que tem o tempo como recurso mais escasso.
2º vídeo : Mundo S/A: Pós-luxo valoriza a produção local e a redescoberta do ‘feito à mão’
Tema: esse vídeo é sobre “Contexto, inovação e mudança: olhar para o que?”
O vídeo retrata um mundo no pós - luxo, onde de um lado está o terrorismo e a instabilidade econômica e de outro um novo consumidor, da geração milênio, e eles estão em busca de produtos menos óbvios e mais especiais. Os produtos de nicho, os produtos que valem o quanto custa, processos artesanais dão uma nova cara para esse mercado, para conhecer mais sobre isso o mundo S/A foi até um Chef carioca que ganhou um estrela Michelin, fazendo um menu com produtos de hortas próprias, mas ele explica que o principal problema é o custo das hortas que são caras, e ele ainda afirma que as pessoas pagam por esses produtos, que tema consciência de quanto estão pagando, foram também até um empresário brasileiro que vende artesanatos brasileiros como objeto de luxo, uma empresa em Nova York que pega peças que pessoas iriam jogar fora e usam para fazer peças de móveis únicas, e também uma floricultura que tem arranjos únicos mas que podem chegar até 13 mil reais. A consultora Fernanda Ralston Semler cita que nessa era tem que tem um mark-up justo e coerente, pois o mercado do pós-luxo, é um
mercado caríssimo, só que ele vale o que ele custa, ela ainda chama atenção para o ponto que esse mercado engloba, todo e qualquer tipo de produto, tira a questão de grifes.
2ª Parte: Análise
- Como cada vídeo se relaciona com quais conteúdos da disciplina?
Os dois vídeos se relacionam muito entre si e se relacionam muito com a matéria também, pois a matéria é justamente sobre mudanças e inovações nas organizações, e isso fica claro, pois as mudanças aconteceram tantos nas organizações como na própria sociedade, aconteceram mudanças nas organizações pois seu público como mostra no primeiro vídeo demandaram produtos mais personalizados, mais customizados, que além desses produtos, pediram o luxo da experiência, e foi isso que as organizações tiveram que mudar, tiveram que sair de um mercado com luxo apenas nas marcas de grifes, e passar para produtos únicos, produtos que valem o que realmente ele custa, como no caso do restaurante que o custo de manter a horta de produtos é caro , mas que os clientes tem essa consciência, por se tratar de um produto único e que realmente vale a pena. Com isso as organizações tem que estar sempre inovando para atender o mercado nas suas mudanças.
...