LÍDER: CARACTERÍSTICAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
Por: robertomelo82 • 23/11/2015 • Monografia • 2.701 Palavras (11 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 3]
Roberto dos Santos Melo
Anhanguera Educacional
robertomel@gmail.com
Regiane Ap. de Tomazio de Oliveira
Anhanguera Educacional
regianemil@superig.com.br
LÍDER: CARACTERÍSTICAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS[pic 4]
RESUMO
O conceito de líder, muitas vezes, é confundindo com o de chefe, aquele que dá ordens, que comanda que controla que concentra poder sobre outros, principalmente dentro das organizações. Entretanto, ser um líder é muito mais do que um título formal que alguém pode ter dentro de uma hierarquia organizacional. Assim o presente artigo pretende compreender quais são as principais características e técnicas de um líder para se comunicar com seus liderados e mediar os conflitos.
Palavras-Chave: Líder, Liderança, mediação de conflitos.
ABSTRACT
The concept of leadership, it is often confused with the boss, who gives orders, who commands that controls which concentrates power over others, especially within organizations. However, being a leader is much more than a formal title that someone may have within an organizational hierarchy. So this article aims to understand what are the key features and techniques of a leader to communicate with their subordinates and mediate conflicts.
Keywords: Leader, Leadership, conflict mediation
- INTRODUÇÃO
Com a chegada da Globalização, foi possível presenciarmos muitas transformações que contribuíram para quebrar paradigmas que estavam engessados na sociedade. Haviam ideais e crenças preconcebidos, nos quais o ser humano acreditava, mas ainda assim questionava em busca de um contínuo controle da adversidade, garantias de respostas completas que persistem até o presente momento.
A Chegada a Globalização nos convida a sermos profissionais do incompleto, ou seja, profissionais incomodados que se permitem questionar sobre nossos saberes e refletirmos sobre novas soluções frente às adversidades apresentadas. Mesmo tendo um conhecimento vasto, é imprescindível, o questionamento, a surpresa e a curiosidade diante dos fenômenos da vida, pois existe sempre algo que nunca será traduzido em palavras. (RAMOS, 2011)
Para o líder de hoje, a atitude não pode ser diferente, é preciso buscar outra posição subjetiva, diferente daquela representada pelo mestre que tudo sabe. A crença de que um líder é aquele que sustenta todas as respostas, deve ser substituída pela crença de que este só tem um saber sobre a realidade, o que podemos chamar de janela de realidade, e que este saber é caduco, não vai muito longe se não escutar outras realidades. É por isso que o líder tem uma equipe, para construir de forma criativa a soma das diversas janelas de realidades e criar um nexo que seja aplicável à situação adequada. (Ramos, 2011)
Um líder deve se preparar teoricamente e levar todo o seu conhecimento para prática. Segundo as palavras do filósofo chinês Lao Tsé, "Saber e não fazer, ainda não é saber". (BORGES apud LAO TSÉ)
Na prática a situação é diferente da teoria, pois o que enxergamos dentro de diversas organizações são líderes, talvez tomados pela pressão do dia a dia e o medo frente a uma não solução, que não se permitem questionar as situações e acabam fornecendo e/ou demandando respostas automatizadas para tudo.
Não importa o conteúdo da estratégia, mas sim que esta seja encontrada o mais rápido possível, para ontem, pois como o tempo é um luxo do mundo moderno, não temos tempo para refletir, apenas para executar. (Ramos, 2011)
Para desenvolver uma liderança eficaz estamos presenciando diversos caminhos. Hoje temos várias alternativas para formar e desenvolver a pessoa do líder. E Estas alternativas trazem consigo a necessidade de capacitação e de amadurecimento de diversas competências, tais como: o foco em resultados; o trabalho em equipe; a visão estratégica; o relacionamento interpessoal, a comunicação etc. No entanto, participar de treinamentos técnicos e vivenciais estudar as teorias de liderança, fazer parte de programas em que às alternativas anteriores e mais algumas, jamais serão suficientes para garantir a realização de ações concretas, é preciso que o haja maiores resultados para a organização.
Para compreendermos um pouco mais sobre liderança o presente artigo pretende compreender quais são as principais características e técnicas de um líder para se comunicar com seus liderados e mediar os conflitos. O presente artigo tratará de assuntos tais como: Liderança, chefe ou líder o que os diferencia, e técnicas de comunicação com mediação de conflitos para lideres.
- O QUE É LIDERANÇA?
O líder é aquele que guia, dá a cara a tapas, toma a frente, inspira confiança enfim são inúmeras as definições, mas ao ouvirmos a definição de que o líder é quem serve, iniciamos uma reflexão:
Servir, Para Piovesana (2008) é:
Mostrar o caminho além do horizonte: O líder é quem alinha o grupo em torno de uma visão, mostrando o caminho a ser percorrido e garantindo o comprometimento de todos para chegar lá.
Fornecer ferramentas e monitorar os trabalhos: O líder é responsável por acompanhar e cobrar as atividades de cada um. Assim, ele deve fornecer quaisquer ferramentas e/ou orientações pra que todos façam sua parte da melhor forma.
Inspirar pelo exemplo: O líder é como um ídolo, transparecendo confiança, direção, pulso firme, honestidade e que sabe como e o quê fazer.
Saber o que é o conceito de liderança não é o suficiente, pois Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, são diversos autores que trazem a definição de liderança:
Sant'Anna (2008) define liderança como o processo de dirigir e influenciar, ou seja, para ele é a:
...