MATRIZ DE ANÁLISE DO PRODUTO CRIATIVO: ANTIDERRAPANTE PARA CALÇADOS
Por: GraziLopes • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 560 Visualizações
1 MATRIZ DE ANÁLISE DO PRODUTO CRIATIVO: ANTIDERRAPANTE PARA CALÇADOS
Produto criativo de sucesso é uma novidade útil e vantajosa que satisfaz as necessidades e desejos dos usuários solucionando problemas de forma prática e eficaz.
1.1 RECONHECIMENTO DOS INSIGHTS
Refletindo sobre o que é um produto de sucesso, buscamos uma solução para os calçados que escorregam nas mais variadas situações, causando constrangimento, desconforto e perigo para seus usuários.
Ao percebermos que muitas pessoas só descobrem que o calçado escorrega ao usá-lo, após a compra, procuramos algo que pudesse corrigir esse problema de forma prática e com baixo custo.
1.2 GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS
Na procura por materiais que pudessem ser utilizados com a finalidade de tornar os calçados escorregadios mais aderentes encontramos duas possibilidades: material semelhante aos adesivos antiderrapantes para degraus da 3M, que é uma espécie de fita adesiva com superfície parecida com uma lixa de madeira ou a borracha.
O próximo passo foi pesquisar um formato que se adaptasse ao maior número de calçados possíveis. Esse trabalho foi o mais complexo, pois buscávamos atender homens e mulheres. Teria de ser um formato que se adaptasse aos calçados com solados planos e calçados de salto em seus vários modelos.
Também é necessário um adesivo potente que para unir o produto ao solado dos calçados.
1.3 SELEÇÃO DAS ALTERNATIVAS
Após uma análise mais detalhada da fita antiderrapante da 3M, percebemos que ela poderia marcar e até mesmo arranhar algumas superfícies de pisos, como por exemplo, cerâmicas e madeiras, visto que a face antiderrapante do produto é similar a uma lixa.
Era necessário ser um material que além de aumentar a aderência dos calçados não causasse danos aos pisos. Por este motivo optamos pela borracha, que além de ser eficaz como aderente, não causa danos às superfícies. Para a utilização no produto, é necessário que seja uma borracha extremamente resistente com espessura fina, para que resista ao uso, mas não interfira na estrutura do calçado.
Como adesivo, o indicado é que seja de alta qualidade, para ter uma boa aderência aos solados dos calçados, evitando que descole e resista ao uso diário e contínuo.
Quanto ao formato para o produto, a partir da imagem da planta de um pé, imagem A da Figura 1, que aos poucos fomos remodelando, imagens B e C da Figura 1, foi criado um modelo base para a confecção dos antiderrapantes para calçados, imagem D da Figura 1.
Esse modelo, por ser pequeno se adapta a todos os modelos de calçados, pois foi confeccionado para ser aplicado em uma parte do calçado que é comum tanto nos calçados masculinos quanto nos mais variados modelo de calçados femininos tanto nos planos como nos de salto de todas as alturas.
Já como adesivo, o indicado é que seja de alta qualidade, para resistir ao uso diário e contínuo.
Figura 1 – Sequência de moldes para confecção do produto
[pic 1]
Fonte: Autores
1.4 MATERIALIZAÇÃO DA IDEIA INICIAL
Com o modelo do formato escolhido e os materiais adequados selecionados é possível criar um protótipo que sirva para testes de verificação da eficácia e qualidade do produto para que, se necessário, posteriormente corrigir falhas e/ou fazer melhorias.
...