MC DONALD’S: INOVANDO PARA MANTER-SE COMPETITIVO
Por: Chrisamreis • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 216 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
CHRISTAINE ALVES MONTEIRO REIS
MATRÍCULA: 5803148
MC DONALD’S: INOVANDO PARA MANTER-SE COMPETITIVO
AP1 – Gestão Contemporânea
DUQUE DE CAXIAS, 2019.
As inovações tecnológicas e de atendimento da rede Mc Donald’s como evolução administrativa.
A rede dos irmãos Mc Donald’s teve início como uma churrascaria em 1937 e ao longo dos anos sofreu várias mudanças tanto no tipo de serviço quanto nas suas operações. Todas essas mudanças vieram para adaptar a grande rede às necessidades e aspirações do mercado.
Sempre com metas ousadas de crescimento e expansão o modelo de negócios (franquia) adotado pela rede é desafiador quando pensado a atingir um público diverso presente em mais de 119 países.
Ao longo dos anos o Mc Donald’s buscou estar na vanguarda dos acontecimentos, se adequando as críticas com foco na manutenção da liderança entre as redes de fastfoods concorrentes. Para atingir este status, a rede buscou ajustes no seu cardápio, que é diferente em cada país que possui loja, mas ainda mantendo algumas ofertas de cardápio iguais em todas. Também buscou adequação as demandas da sociedade frente as questões ambientais e de consumo.
Mesmo com todo investimento e esforço envolvido, manter-se a frente no concorrido mercado de alimentos não é tarefa fácil. Nos últimos anos, o Mc Donald’s começou o investimento e drásticas mudanças nos seus processos, desde o treinamento dos funcionários e a implantação de Big Data, IA (inteligência artificial) e robótica.
Para alcançar esses novos desafios o Mc Donald’s inseriu, em seu treinamento, o uso de tablets. Segundo Simone, gerente da Loja Barra Shopping, localizada na Barra da Tijuca – RJ, essa mudança trouxe melhorias no tempo de treinamento além de ludicidade que tornou mais prático, interessante e reduziu os índices de acidentes, pois somente depois de todo treinamento virtual e aprovação nos testes, onde são utilizados, vídeos, jogos interativos e simuladores, os funcionários vão para o exercício prático. Ainda, segundo a funcionária, o tempo de treinamento pôde ser otimizado, reduzindo esse período em até 50% (treinamento que dura entre 8 a 19 semanas).
Outra mudança significativa, veio através da utilização do aplicativo para smartphones e tablets, que trouxe velocidade no atendimento. Esse atendimento acarretou numa experiencia personalizada aos quais os dados fornecidos pelo ciente são armazenados e oferecidas ofertas e repetições de pedidos favoritos, que possibilitou o aumento nas vendas.
Dados como as condições climáticas, temperatura ambiente e horário também são utilizados para oferecimento de ofertas compostas pela I.A. nos Totens de vendas. Este Totem disposto nas lojas é utilizado pelos clientes como uma tela digital, onde o cliente realiza e paga o pedido recebendo uma senha que será posteriormente chamada para atendimento. Este processo, segundo a funcionária, possibilitou a redução de filas de espera e minimizou os erros de pedido e, o aumento nas vendas, já que utilizando as informações adequadas as ofertas são ajustadas tais como: Cafés para manhãs, bebidas refrescantes em dias quentes, lanches robustos nos horários de pico, entre outros.
O processo de automação da produção já é bem utilizado, ainda assim algumas mudanças foram acrescidas. O destaque ficou no processo de fritas que anteriormente dependia de um funcionário entrar na câmara fria para repor batatas no cesto e posteriormente fritar, agora com o novo processo, há um dispenser onde é acoplado o cesto e a quantidade ideal de batatas é colocado para utilização, sem a necessidade de exposição do funcionário ao frio e ajustando a medida exata de produto para fritura, já que esta etapa também é padronizada e existe um tempo exato de fritura para cada produto e quantidade. Esta mudança, também possibilitou a redução no tempo de preparo e redução de perdas (produtos que caiam ao serem colocados nos cestos na ruptura dos pacotes).
...