MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVENCIA
Por: raylaneh • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 6.259 Palavras (26 Páginas) • 393 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX SERRA
ADMINISTRAÇÃO
RAYLANE SANTOS OLIVEIRA
MEIO AMBIENTE, UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
SERRA
2016
RAYLANE SANTOS OLIVEIRA
MEIO AMBIENTE, UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração da Faculdade Multivix Serra, como requisito para obtenção de nota bimestral. Orientador: Prof. Félix.
SERRA
2016
1 INTRODUÇÃO
Ultimamente, as empresas passaram a não se preocuparem somente com a produtividade, passaram a se preocupar também com a questão socioambiental. As organizações de pequeno, médio e grande porte são todas responsáveis pelo bem estar da sociedade e do ambiente em que se encontram.
Os consumidores de hoje não estão comprando em qualquer empresa levando em consideração apenas preço e qualidade, estão observando também os benefícios, a participação da empresa na melhoria da sociedade, como doações para entidades carentes, desenvolvimento sustentável da sociedade, entre outras ações.
A questão do meio ambiente também está sendo muito exigida pelos consumidores, eles querem saber de onde vem os produtos que eles vão consumir, por exemplo, o caso da madeira, a maioria está questionando se é madeira de reflorestamento ou de desmatamento ilegal.
A responsabilidade socioambiental é o relacionamento ético e transparente da organização com todas as partes relevantes, visando um desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Para uma empresa ser socialmente responsável precisa ter a capacidade de ouvir todas as partes envolvidas, consumidores, funcionários, acionistas, comunidade, meio ambiente, governo, buscando a satisfação de todos. Neste trabalho veremos a importância dessa responsabilidade socioambiental que atinge a todos.
2 RESPONSABILIDADE SOCIAL
As primeiras informações que tratam de Responsabilidade Social originaram-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa. A preocupação dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas conseqüências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal.
Para compensar os impactos negativos da atuação das empresas, empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas, como uma obrigação moral. Borger (2013)
2.1 CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade social, de forma simples, é a responsabilidade que empresas ou mesmo indivíduos devem ter com uma sociedade. Assim, empresas que têm responsabilidade social são aquelas que, de maneira voluntária, escolhem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e de um ambiente mais limpo. (O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2016)
Conforme Donaire (2013, p. 21), define-se responsabilidade social como um conceito ético que envolve mudanças nas condições de bem-estar e está ligada as dimensões sociais das atividades produtivas e suas ligações com a qualidade de vida na sociedade.
Carrol apud Donaire (2013, p. 22) define de forma explicita o que significa responsabilidade social:
“A responsabilidade social das organizações diz respeito às expectativas econômicas, legais, éticas e sociais que a sociedade espera que as empresas atendam num determinado período de tempo”.
Donaire (2013) argumenta que a responsabilidade social das organizações assume uma postura social com a comunidade ela melhora sua imagem institucional perante a sociedade, o que causa mais atração aos consumidores, mais vendas, melhores empregados, melhores fornecedores, mais fácil acesso ao mercado de capitais, entre outras coisas.
Uma empresa que e vista como socialmente responsável possui maior vantagem estratégica em relações as que não têm imagem perante o publico. Donaire (2013) afirma que uma organização envolvida com questões sociais pode transformar-se numa oportunidade de negócios. Exemplo disso as organizações que tem problema com poluição tem reavaliado seus processos em busca de obtenção de tecnologias mais limpas e o reaproveitamento dos resíduos, o que tem propiciado vantajosas economias.
A Responsabilidade social pode ser compreendida em dois níveis:
- Nível interno: relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados.
- Nível externo: são as conseqüências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
A responsabilidade social implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objetivo de fazer lucro e além de trazer benefício financeiro às pessoas que trabalham na empresa, também deve contribuir socialmente para o seu meio envolvente. Desta forma, a responsabilidade social muitas vezes envolve medidas que trazem cultura e boas condições para a sociedade. (SIGNIFICADO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, 2016)
2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
A responsabilidade social está se transformando num parâmetro, e referencial de excelência, para o mundo dos negócios e para todo Brasil corporativo. As organizações socialmente responsáveis devem abordar suas responsabilidades perante a sociedade e o exercício da cidadania, por meio de estágios que vão desde uma fase embrionária até sua fase mais avançada.
De acordo com Tachizawa (2010, p.67), são cinco os estágios:
- A organização não assume responsabilidade perante a sociedade e não toma ações em relação ao exercício da cidadania.
- A organização reconhece os impactos dos causados por seus produtos, processo e instalações, apresentando algumas ações isoladas, no sentido de minimizá-las.
- A organização esta iniciando a sistematização de processo de avaliação dos impactos de seus produtos, processo, instalações e exerce alguma liderança em questões de interesse da comunidade de diversas formas
- O processo de avaliação dos impactos dos produtos, processos e instalações esta em fase de sistematização. A organização exerce alguma liderança em questões de interesse da comunidade de diversas formas.
- O processo de avaliação dos impactos dos produtos, processos e instalações esta sistematizado, buscando antecipar as questões publicas.
Tachizawa (2010) relata que dentre os estágios o cinco e o mais estagio mais avançado como meta pelas organizações, pois tem como objetivo atestar que as organizações, tenham procedimentos internos corretos, ela também participam de atividades não lucrativas como cultura, assistência social, educacional, saúde, ambientalismo e defesa de direitos.
...